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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Pensamento sistêmico e tecnologia educacional: a metodologia WEBQUEST

Autor(es):
Cunha, Aura Celeste Santana

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
O crescente uso dos recursos da Internet no ambiente educacional como fonte de informações e com proposta de uma formação centrada na aprendizagem através da autonomia, dentro de um caráter crítico e criativo, em um processo realimentar de reflexão e análise dessas informações para a sua transformação em conhecimento são novas condições que se transformam em um grande desafio para educadores e alunos neste milênio. O maior de todos os desafios, no entanto, está na construção de um modo de pensar adequado para essa nova realidade. Daí a importância de que o pensar seja bem "produzido", isto é, seja construído com rigor, sistematização, profundidade, com avaliação constante e séria e com disposição constante a revisões, levando em conta as varias situações na sua globalidade e, dentro de cada realidade situacional, as relações dadas e as possíveis. Neste contexto é que o presente trabalho procura examinar a WebQuest, uma metodologia que surgiu em 1995 e que, de forma ainda muito tímida, tem sido utilizada por educadores brasileiros. Por ser uma metodologia voltada para dimensionar o uso dos recursos da Internet no ambiente educacional seu caráter inovador, ao mesmo tempo que instaura uma versatilidade no modo de aprender também exige uma forma de pensar refletida e crítica forjada pelo ambiente complexo e em constante mudança dessa tecnologia. Por esta razão, este trabalho também se volta para a construção de um novo quadro de referência conceitual para lidar com a complexidade e a mudança. Trata-se do pensamento sistêmico, que emergiu como um novo movimento científico na metade final do século XX e que engloba uma grande variedade de abordagens, modelos teóricos e aplicações, nas mais variadas áreas do conhecimento. Uma das marcas do pensamento sistêmico é a ausência de uma perspectiva unificada e este "ensaio teórico" visa contribuir para suprir essa lacuna, pois é ampla difusão do uso do termo 'sistema' sem conexão com tradição sistêmica emergente dos anos quarenta. Através de pesquisa teórica serão examinadas diversas abordagens sistêmicas,com o objetivo de sistematizar as idéias centrais em termos de princípios doutrinários, noções básicas e outros aspectos conceituais relacionados. Além da contribuição geral para a compreensão dos fundamentos do processo de pensamento sistêmico, os resultados da pesquisa estão concentrados na aplicação das idéias sistêmicas no sentido de articular as concepções presentes no Pensamento Sistêmico voltado à aprendizagem organizacional elaborado por Peter Senge (1990) e a metodologia WebQuest, apontando aspectos convergentes na abordagem desenvolvida e que visam ser úteis como base teórica e referência bibliográfica para futuros trabalhos acadêmicos e aplicados que queiram fazer uso dos preceitos metodológicos da WebQuest associados à essa perspectiva sistêmica como forma de desenvolver atividades que promovam um desenvolvimento cognitivo voltado para o pensamento crítico e criativo, capaz de lidar com cenários de complexidade e de constantes mudanças.

Abstract:

Ver documento original.


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cunha, Aura Celeste Santana. Pensamento sistêmico e tecnologia educacional: a metodologia WEBQUEST. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2006) - Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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