Este trabalho consiste de uma pesquisa empírica referente às dificuldades dos alunos quanto ao uso do dicionário em sala de aula. O objetivo é identificar e analisar as dificuldades que o aluno enfrenta ao manusear um dicionário. O estudo foi realizado na Escola Municipal Elson Paiva de Oliveira da rede pública, da cidade de Aracoiaba. O referencial teórico partiu de uma abordagem sobre o que um dicionário, incluindo vários aspectos como: Histórico do dicionário, Função, Estrutura, Tipos de definição lexicográfica, Tipos de dicionário; respaldando em diversos autores que estão citados na bibliografia do presente trabalho. O procedimento metodológico foi a aplicação de questionário. Aponta como resultados o fato de os alunos não serem orientados, nem muito menos treinados para manusear o dicionário. Fato este que implica numa série de dificuldades que o aluno demonstra em relação ao dicionário, mas que pode ser superados através de uma práxis diferenciada em que o aluno e professor trabalhem juntos, em prol de um mesmo objetivo, a aprendizagem.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Sousa, Maria de Cleofas Silva. Metodologia do trabalho com dicionário. 2003. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2003) - Universidade Estadual do Ceará, , 2003. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1