O caminho lato sensu da precarização do trabalho docente universitário na Uece
Autor(es):
Silva, Solonildo Almeida da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2005
Resumo:
A universidade pública brasileira passa por processo de um novo direcionamento de seu papel histórico. Antes destinada a formação de mão de obra para direção e cargos de comando financiada pelo Estado, agora, assume o papel de auto-sustentabilidade cobrando taxas de seus alunos e fracionando o pagamento de seus docentes. Em nosso estudo, defendemos a centralidade ontológica do trabalho e denunciamos a apropriação do trabalho pelo capital. Identificamos a mercantilização e a precarização do trabalho docente. Apresentamos o ensino superior brasileiro e a trajetória de sua legislação a serviço do mercado de pós-graduação. Em seguida, ilustramos o processo de mercantilização dos cursos lato sensu com a história da Universidade Estadual do Ceará (Uece), do Centro de Educação (CED) e da lato sensu. Por fim, expomos dados de um curso de especialização com vista a detalhar esse processo.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silva, Solonildo Almeida da. O caminho lato sensu da precarização do trabalho docente universitário na Uece. 2005. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2005) - Universidade Estadual do Ceará, , 2005. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024
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