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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A mensuração do valor do cliente numa média empresa do setor imobiliário de Fortaleza

Autor(es):
Silva, Raimunda Edna Xavier da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Esta dissertação analisa o constructo Valor do Cliente à luz dos traços de teoria do marketing que justificam a sua importância e dão fundamentação teórica às formulações matemáticas que tornam possível sua mensuração nas empresas. Por se tratar de um tema recente na academia, cujo arcabouço teórico ainda está em desenvolvimento e as evidências empíricas ainda são esparsas no Brasil, este trabalho, operacionalizado através de um estudo de caso, teve como objetivo geral analisar a aplicação de um modelo de mensuração do valor do cliente numa média empresa do setor imobiliário de Fortaleza, a partir do estudo de três modelagens propostas por Rust, Zeithaml e Lemon, Blattberg, Getz e Thomas e Blattberg e Deighton, respectivamente. Os pontos fortes e fracos de cada um dos modelos foram discutidos, sob o ponto de vista teórico e operacional, de forma a determinar a modelagem mais viável de ser aplicada à realidade da empresa objeto do estudo. O modelo selecionado foi o de Blattberg e Deighton, dos três o menos complexo, cujas variáveis foram obtidas utilizando-se uma técnica chamada cálculo de decisão, para determinação da curva de aquisição e retenção e, então, gerarem-se as curvas do valor do cliente no primeiro ano e do valor do cliente, utilizando-se apenas as respostas da equipe de marketing e dados financeiros da margem de contribuição da empresa. A análise dos resultados permitiu inferir até quais montantes a empresa poderia despender nas atividades de marketing, maximizando o retorno desses investimentos, comprovando-se ser viável a aplicação e a utilização do constructo valor do cliente no ambiente estudado.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Raimunda Edna Xavier da. A mensuração do valor do cliente numa média empresa do setor imobiliário de Fortaleza. 2002. 140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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