Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A coerência textual em redações de alunos do ensino médio

Autor(es):
Machado, Maria Veridiana Farias

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2005

Resumo:
Este trabalho aborda a coerência em redações de alunos de ensino médio. O objetivo fundamental da pesquisa é analisar os principais problemas de coerência textual, com ênfase nos casos de progressão temática e relação. O corpus do trabalho foi constituído de trinta redações de alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública do interior do Ceará. A base teórica que deu suporte à análise foi, principalmente, a visão de Charolles, que sugere quatro meta-regras para a constituição da coerência, dentre estas, o trabalho reelegeu duas, a progressão temática e a relação. Constaram da base teórica, também, estudiosos como Koch e Travaglia e Costa Val. Os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos alunos, 67% apresentam problemas de coerência, relação, isto é, de relacionamento de orações dentro dos períodos, de períodos dentro dos parágrafos e de parágrafos dentro do texto. Quanto à progressão temática, os problemas se apresentam e menor número, ou seja, 33% dos textos tem baixa progressão temática. No entanto, somando-se as duas categorias de falhas.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Machado, Maria Veridiana Farias. A coerência textual em redações de alunos do ensino médio. 2005. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2005) - Universidade Estadual do Ceará, , 2005. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1