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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Professor: a subjetivação do ser, do ensinar e do aprender

Autor(es):
Sousa, Maria do Socorro de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2003

Resumo:
O presente trabalho intitulado "Professor: a subjetivação de Ser, do Ensinar e do Aprender", emergiu de uma vida cotidiana, no contexto sociocultural escolar, quando se percebia um discurso anunciador da "Educação Libertadora", embora a prática cotidiana fosse de submissão às normas preestabelecidas. Esta realidade agravou-se na década de 80, quando entra outro discurso: o da inovação tecnológica da modernidade. Esses acontecimentos fizera, o professor não se perceber sujeito criador, entrar em conflito e até mesmo viver o medo de ser substituído pela televisão. Por outro lado, encheram-se as prateleiras de livros e houve um aumento no número de conferências com anúncio de um novo desempenho do papel do professor. Então, surgiram algumas necessidades: compreender a formação do professor tendo em vista a subjetivação do ser, do ensinar e do aprender, como ele formula o próprio conceito de ser professor, elucidar os tipos de professores que ele formula e em que processos e em relação a que tipos de experiências ele aprende a ser professor. Esta pesquisa pretende narrar o resultado desta caminhada, na qual foram utilizados a abordagem qualitativa e o método etnográfico, que traz como uma de suas preocupações a maneira própria com que as pessoas vêem a si mesmas. Em primeiro lugar, ela procurou informações sobre a própria ação e o papel de pesquisadora, depois sobre luz, imagem e movimento; em seguida leu narrações sobre a formação de professor e, por fim, acerca da arte de ser ator, autor dos papéis da cena, tendo como propósito ser sujeito da própria cena, utilizando-se de instrumentos facilitadores. A partir daí, com a ida ao campo, pôde, ao ouvir 33 (trinta e três) sujeitos que estavam contracenando em sala de aula, compreender a subjetivação do professor, ser, ensinar e aprender a ser professor. Este trabalho é a tentativa de descrever as imagens vista neste processo, o qual foi organizado em cinco atos e um ato final: 1º ato - A gênese e o processo vivido na elaboração e execução da pesquisa; 2º ato - Assumindo o papel de pesquisadora: uma busca de sentido; 3º ato - Ser professor(a) sem ocultar a si mesmo; 4º ato - Ser professor numa (com)vivência grupal; 5º ato - Ser professor: uma maneira de formar, formando-se em ação. No ato final são narrados significados encontrados, como: ver a Educação Libertadora em volta de todas as cenas; a aula como encontro de humanos, sendo vista numa totalidade dinâmica, um organismo vivo; a inter-subjetividade no papel de quem ensina quando exercitado; a "liberdade para aprender"; o professor como um "sujeito vivo"; e a condição do professor ser ator e autor do papel quando exercitando a auto-organização da sua imagem num processo onde há encontro do cognitivo, do real e do imaginário. São estas aprendizagens que darão possibilidade de novos ensaios do papel de professora-pesquisadora num vir-a-ser no palco da vida, fazendo assim o "dramatismo" significante nas construções inter-subjetivas do sujeito palavra, ação e (com)vivência. Palavras-chave: subjetivação; professor; ser; ensinar; iluminador; auto-organização; ator; papel; imagem.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sousa, Maria do Socorro de. Professor: a subjetivação do ser, do ensinar e do aprender. 2003. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2003) - Universidade Estadual do Ceará, , 2003. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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