Mãe-canguru: a importância do contato físico precoce para o estabelecimento do vínculo mãe-bebê prematuros
Autor(es):
Campos, Marília Romero
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2003
Resumo:
A presente investigação traz em sua temática a importância dos contatos precoces para o estabelecimento do vínculo entre mãe e seu bebê prematuro, considerado como decisivo para a constituição deste último. Visando conhecer mais profundamente quais as repercussões e os efeitos da separação e do contato precoce entre a mãe e seu bebê, escutamos as mães de bebês prematuros internados em uma unidade de neonatologia. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, em que predomina a linha qualitativa de pesquisa. Foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas, em torno da questão: quais os efeitos dos contato / separação precoce, sobre o estabelecimento do vínculo mãe - bebê prematuros? A análise buscou aprender a referência dada pelas próprias mães prematuras à vivência relatada. Os conteúdos dessas falas foram agrupados em categorias e, em seguida analisados a partir do referencial psicanalítico. A prematuridade é experimentada com despreparo pelas mães prematuras, que encontram uma série de obstáculos para se apropriarem do direito de matinar o seu bebê, num espaço onde a tecnologia reina soberana. através deste trabalho, espera-se identificar a importância dos contatos precoces para o estabelecimento do vínculo entre a mãe e seu bebê prematuro e, suscitar algumas reflexões dos profissionais que trabalham em unidades neonatais sobre a importância desse vínculo e sobre o que poderia ser, de fato, um atendimento humanizado em Neologia. Palavras-chave: Psicanálise, Vínculo Mãe-bebê Prematuro, Maternidade, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Abstract:
Ver documento original.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Campos, Marília Romero. Mãe-canguru: a importância do contato físico precoce para o estabelecimento do vínculo mãe-bebê prematuros. 2003. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2003) - Universidade Estadual do Ceará, , 2003. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024
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