Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Habitus, representações sociais e construção identitária dos professores de Maracanaú

Autor(es):
Albuquerque, Lia Matos Brito de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2005

Resumo:
Nas últimas três décadas, a questão da identidade social do professor tem sido discutida sob variados enfoques teóricos, não só no Brasil, mas além das nossas fronteiras. Nesta tese, aborda-se este tema a partir da proposta teórica que vem sendo desenvolvida por Domingos Sobrinho que se ampara fortemente na aproximação epistemológica entre a praxiologia de Pierre Bourdieu e a Teoria das Representações Sociais formulada por Serge Moscovici. Partiu-se do pressuposto que esta articulação permitiria a preensão dos referentes identitários do grupo social investigado. O universo da pesquisa é constituído de professores do ensino fundamental do município de Maracanaú, estado do Ceará, que se encontravam em sala de aula há pelo menos três anos e estavam matriculados ou haviam concluído o Curso de Formação Docente promovido pela UECE nesse município. Considerando-se que a identidade social do professor é um processo em permanente construção, resultante de suas vivências cotidianas e das interferências oriundas do contexto social, as tarefas investigativas forma implementadas em duas etapas distintas, embora complementares. Inicialmente, com o objetivo de pôr em evidência a gênese da formação do habitus desse professorado, procedeu-se à análise das trajetórias familiar e escolar de onze docentes que participavam do referido curso, utilizando-se como principais fontes de dados: memoriais temáticos, entrevistas semi-estruturadas e observações feitas - dentro e fora da sala de aula - ao longo de quatro semestres letivos. Na segunda etapa foi aplicado um teste de livre associação de palavras a 426 professores, visando-se apreender a estrutura das representações sociais de família e escola, estratégia metodológica considerada necessária para ampliar a identificação de certos esquemas do habitus em estudo, de acordo com o modelo teórico seguido. Os resultados evidenciaram que a identidade do professor de Maracanaú se constitui e se transforma numa dinâmica multifacetada, na qual se manifestam acertos e desacertos, certezas e dúvidas. Ao lado, por exemplo, de um discurso inovador que busca afirmar o magistério como profissão e não mais como simples vocação ou missão, identificam-se falas e atitudes que apontam um caminho oposto, preconizando a escola como extensão da família, a defesa das relações parentais com os alunos e a sacralização de certos aspectos do cotidiano escolar. Tais ambiguidades e incoerências existem aos olhos da ciência, todavia são inerentes ao discurso do senso comum no qual estão presentes as influências das matrizes e referentes culturais do processo de construção identitária desse professorado, o que foi confirmado pela pesquisa de suas representações sociais de família e de escola. Palavras-chave: habitus, campo social, representações sociais, família, escola.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Albuquerque, Lia Matos Brito de. Habitus, representações sociais e construção identitária dos professores de Maracanaú. 2005. 141 f. Tese (Doutorado em 2005) - Universidade Estadual do Ceará, , 2005. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1