Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Dinâmica de grupo: realidade ou desafio na prática pedagógica

Autor(es):
Machado, Maria das Graças Queiroz

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2004

Resumo:
O presente trabalho teve como metodologia a pesquisa sistêmica e participativa, direta e indireta. Aplicou-se entrevistas, questionários, conversas informais com alunos, professores, funcionários, para constatar se ainda sendo aplicado ou não Dinâmica de Grupo na Escola Ensino Básico Eusébio Mota de Alencar - SESI - Parangaba, especificamente no turno da tarde e, posteriormente analisar causas, consequências e seus fatores determinantes. O Capítulo I relatou-se como surgiu a Dinâmica de Grupo e sua evolução no Brasil. No Capítulo II, apresenta-se uma vasta fundamentação teórica, Revisão de literatura, foram citados Agostinho Minicucci, 2002; Vigotsky, 1998; Kurt Lewin, 2002; Jean Piaget, 2003; Fela Moscovici, 1994; Jacob Levi Moreno, 1999; Lane Maurer, 1981; Pichon e Paulo Freire, 1980; entre outros interessados numa educação de qualidade. Tendo embasamento nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Nelson Marchezan. Deu-se definição de grupo e ficou claro que dinâmica de grupo é um meio para dinamizar as aulas. No Capítulo III, pesquisou-se sobre a realidade e desafio da Dinâmica de Grupo, na escola (Ensino Básico) e em três Universidades de Fortaleza. Já no Capítulo IV, falou-se sobre os questionários aplicados na 7ª Série da escola pesquisada. Capítulo V, análise do questionário do professor, postura resultante da sua formação inicial. Capítulo VI analisou-se os resultados da pesquisa de campo no ensino superior. Capítulo VII, nas considerações finais ficou confirmada a não existência da Dinâmica de Grupo, na escola de Ensino Básico e no ensino Superior, sua presença é bastante tímida. Ainda teve como agravante a sua ausência, na formação dos professores. Isso reflete-se no seu fazer pedagógico. Sentiu-se carência da DG no ensino superior, sendo sua obrigatoriedade, apenas no curso de pedagógica da UNIFOR, na UECE é uma disciplina optativa, já na UFC, não consta em sua grade curricular. O processo ensino/aprendizagem é uma dialética entre os ensinantes e aprendentes, portanto é uma concepção que revoluciona e transforma o ser humano.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira. 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Machado, Maria das Graças Queiroz. Dinâmica de grupo: realidade ou desafio na prática pedagógica. 2004. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2004) - Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1