Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Do desejo de aprender ao prazer de ler: o lugar que o prazer e o desejo pela leitura ocupam no discurso e nas práticas discentes

Autor(es):
Silva, Patrícia Targino da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2005

Resumo:
O presente estudo objetiva compreender os sentimentos das crianças em relação aos livros e materiais de leitura, situações e práticas de leitura, e analisar a repercussão e a utilização dessa leitura no cotidiano das crianças. Elegi a pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando a modalidade estudo de caso, realizada com as crianças da 4ª série do Ensino Fundamental I de uma escola municipal de Fortaleza. O caminho metodológico foi constituído a partir de técnicas de coleta e análise de dados que também são referenciadas nas pesquisas do tipo etnográfica, destacando-se: a pesquisa bibliográfica, e a aplicação de questionário e entrevista grupal. As análises dos dados revelaram que a leitura faz parte da vida das crianças, mas vele salientar que não há o hábito de ler. Pude constatar que a leitura ainda está muito relacionada às atividades da escola, principalmente ao livro didático. Os resultados revelaram a dificuldade de ler por prazer, pois as ações não têm relação com as exigências de leitura feitas pela nossa sociedade. Dessa forma, é preciso haver um maior investimento nos recursos de formação docente em relação à leitura, e a escola necessita desenvolver um projeto de formação leitora também para os pais, a fim de que juntos, escola/família possam formar bons leitores. Penso que se a escola continuar reproduzindo o modelo de só decifrar as palavras sem busca de sentido, não diversificar os gêneros textuais e os pais continuarem cobrando uma leitura por obrigação, sem significado para os filhos, a tendência é haver uma aversão à leitura.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Patrícia Targino da. Do desejo de aprender ao prazer de ler: o lugar que o prazer e o desejo pela leitura ocupam no discurso e nas práticas discentes. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2005) - Universidade Estadual do Ceará, , 2005. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1