Currículo oculto: matéria-prima de criação/recriação, contestação e emancipação cultural
Autor(es):
Araújo, Karlane Holanda
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2005
Resumo:
No contexto social em que vivemos, o currículo é um dos elementos centrais da escola. Atualmente, observa-se teoricamente a superação do conteudismo, compreendendo o currículo como sendo a "bagagem cultural" que enche de sentido o ambiente escolar. Porém, na prática, o currículo programático designado pelo sistema de ensino é super valorizado devido. posteriormente, serem avaliados e medidos em exames e concursos. Em contrapartida, as experiências curriculares trançadas no cotidiano escolar pouco são evidenciadas, servindo, assim para manter a supremacia da ciência inquestionável e das ideologias dominantes Dai a necessidade de pesquisar o currículo oculto, aquele que permeia as atividades educativas dentro e fora da sala de aula a fim de desvendar a rede de relações que o currículo oculto estabelece com o cotidiano escolar, com a cultura do educando e até mesmo com o conteúdo programático. Para a realização desta pesquisa utilizou-se como metodologia o estudo de caso numa Escola da Rede Estadual do Ceará Através da observação participante, a pesquisadora e um grupo de professores (grupo de reflexão) realizaram observações do dia-a-dia da escola, nos seus diversos espaços-físicos e nas variadas situações pedagógicas. Ao final da pesquisa, foi possível realizar algumas considerações: 1. Com base nas teorias críticas e pós-criticas compreendemos que o currículo é uma invenção social, construído no cotidiano escolar dia-a- dia e guiado não apenas pelos guias e parâmetros curriculares, mas também pela "bagagem cultural dos personagens, tecida nas redes de relações; 2. O currículo oculto, consiste em conteúdos implícitos, possibilita vários ensinamentos, podendo servir como elemento de controle e submissão da ordem vigente ou de contestação e emancipação cultural 3. A emancipação é um processo, aonde a escola é um dos espaços em que pode se exercitar essa ação política quando não a restringe ao currículo formal e valoriza a cultura local. As experiências do cotidiano escolar nos mostra que a "bagagem cultural do aluno, contextualizada, reflexiva e crítica pode gerar e abrir caminhos para aprendizagens significativas e contribuir para libertação de amarras que marginalizam os indivíduos.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Araújo, Karlane Holanda. Currículo oculto: matéria-prima de criação/recriação, contestação e emancipação cultural. 2005. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2005) - Universidade Estadual do Ceará, , 2005. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024
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