Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O Genero Carta ao Editor em Newsweek: Aspectos Discursivos e Socio-Internacionais

Autor(es):
Cardoso, Mauricio Moreira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2005

Resumo:
Este trabalho teve por objetivo estudar o genero carta ao editor na revista Newsweek, focalizando especialmente a interacao leitor/editor, com o fim de analisar as estrategias discursivas mais utilizadas. Para este fim, baseando-nos principalmente em Bakthin (1986, 2000), Orlandi (2001), Bronckart (2003) e Maingueneau (1997, 2001), analisamos, qualitativa e quantitativamewnte, 122 cartas da referida revista no periodo compreendido entre julho e dezembro de 2002, detendo-nos em basicamente tres aspectos: (a) caracteristicas contextuais do genero carta ao editor, (b) formas de heterogeneidade mostrada usadas como forma de remissao ao texto-base; e (c) relevancia discursiva da identificacao do leitor. Quanto ao primeiro aspecto observamos que o genero carta ao editor apresenta-se como uma cadeia discrusiva fechada, uma vez que resulta da reacao dos leitores a revista, mas nao provoca nenhuma resposta explicita desta. Quanto ao segundo, vimos que as formas de remissao tem relacao direta com a forma de desenvolvimento da argumentacao e que as mais usadas, no corpus analisado, a pressuposicao e a parafrase, situam-se nos extremos: a pressuposicao permite um tratamento mais amplo e subjetivo do tema e a parafrase permite apenas uma abordagem mais restrita e objetiva do assunto. Quanto ap terceiro aspecto, consideramos que a identificacao do leitor tem papel fundamental como estrategia discursiva, manifestando-se ora como profissao ou cargo do leitor, ora como experiencia vivida, nacionalidade ou orientacao religiosa. Todas se vinculando a linha argumentada do texto, embora algumas vezes nao fiquem no corpo da acrta mas abaixo do nome do emissor. Ao final, apresentamos algumas consideracoes sobre as implicacoes pedagogicas do referido estudo para o ensino da leitura e da escrita, especilamente, em aulas de lingua estrangeira.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cardoso, Mauricio Moreira. O Genero Carta ao Editor em Newsweek: Aspectos Discursivos e Socio-Internacionais. 2005. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2005) - Universidade Estadual do Ceará, , 2005. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1