Piaget e Vigotsky: Uma Dialetica na Visao Tradicional de Ensino e na Postura de Professores e ...
Autor(es):
Amorim, Ana Paula Camello
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2005
Resumo:
Esta monografia analisa o processo dialetico do pensamento de Piaget e Vigotsky no que tange a transformacao da visao de aprendizagem tradicional de ensino e da postura de professores e gestores, tratando da relacao dialetica no cunho psico-social para entender o significado mais profundo da relacao do homem com o outro, como aprendiz dinamico da realidade, ou seja, da experiencia humana frente as transformacoes emergenciais que influenciam no processo ensino-aprendizagem, que qualifica o ser humano. Com a capacidade de transformar a natureza de acordo com as suas necessidades e desejos, a inteligencia, a funcao simbolica e o poder de refletir sobre si mesmo e sobre o mundo sao algumas das caracteristicas mais complexas e singulares deste ser humano. Essa investigacao parte de uma pesquisa bibliografica e contribuicao dos pensadores, dando o enfoque principal de cada obra, com seus principais conceitos empregados e a relacao entre desenvolvimento e aprendizagem, estabelecendo ressonancia, destacando postos convergentes e divergentes entre os autores que apontaram caminhos importantes para uma melhor compreensao do desenvolvimento humano. O processo de mudanca constante na sociedade vem estabelecer novos paradigmas no ambito da formacao educacional, visando a uma postura de professores e gestores, com a mudanca no interior da escola, tanto no aspecto pragmatico, metodologico, quanto no conceito de educacao num contexto epistemologico, para que possa tracar uma educacao para a emancipacao humana de modo consequente, nao estatica e sim dinamica, como vir a ser e nao um ser.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Amorim, Ana Paula Camello. Piaget e Vigotsky: Uma Dialetica na Visao Tradicional de Ensino e na Postura de Professores e .... 2005. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2005. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1