Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Qualidade do atendimento de emergência de um hospital municipal de Fortaleza-CE: avaliação dos usuários

Autor(es):
Martins, Rita Maria Oliveira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2005

Resumo:
O presente trabalho, realizado para analisar o tipo de atendimento que e dispensado no serviço de Emergência do Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (HDEAM), a partir da percepção do usuário desse atendimento, surgiu em função do interesse demonstrando pela pesquisadora ao vivenciar naquele Hospital a carência e as reclamações diárias no tocante ao "mau atendimento". A metodologia empregada, tendo por base um levantamento bibliográfico sobre o tema e os resultados de uma pesquisa quantitativa exploratória descritiva junto aos usuários dos serviços de emergência do referido Hospital, visa esclarecer as concepções técnicas presentes na avaliação da satisfação do usuário como resultado dos seguintes fatores: qualidade das instalações; limpeza do hospital, conforto, atendimento da Recepção, da auxiliar de enfermagem e do próprio médico; educação e respeito por parte dos funcionários; atendimento do setor de farmácia; tempo de espera para fazer a ficha e tempo de espera de receber atendimento. A análise dos resultados da pesquisa mostra-nos que a maioria dos pacientes que procura os serviços do HDEAM apresenta predomínio de escolaridade e poder aquisitivo baixos tendo uma renda familiar de até dois salários mínimos (76%). A maioria deles declarou que foi fácil conseguir uma consulta (58%) com uma aprovação de 57% dos usuários declarando ter tido um "bom" atendimento, com atenção e um relativo conforto, demonstrando que mesmo com todas as deficiências das Unidades de Saúde, a maior parte dos usuários ainda se mostra satisfeito com os serviços prestados, contanto que sejam bem atendidos, recebam atenção e cooperação na resolução de seus problemas. No entanto, sugerem algumas mudanças para melhorar o serviço da Unidade, tais como a preocupação em aumentar o quadro de médicos e especialistas, colocando mais profissionais, mais leitos, mais conforto.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Martins, Rita Maria Oliveira. Qualidade do atendimento de emergência de um hospital municipal de Fortaleza-CE: avaliação dos usuários. 2005. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2005) - Universidade Estadual do Ceará, , 2005. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1