Maes Convivendo com Criancas Hiperativas: Um Estudo Interacionista
Autor(es):
Barbosa, Elizabeth Ramos
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2004
Resumo:
Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com uma visao interacionalista. O objetivo e compreender os significados vivenciados pela mae diante da situaçao de ter uma criança com hiperatidade no contexto familiar. Participaram da pesquisa sete maes que tem filhos hiperativos. Os dados foram obtidos por meio da entrevista como uma questao norteadora: o que e para voce conviver com uma criança hiperativa? O referencial teorico realizado foi o Interacionismo Simbolico e, para analise dos dados, a Tecnica de Analise de Conteudo. O fenomeno descoberto esta representado por tres unidades tematicas, com suas respectivas categorias: comportamento da criança hiperativa (comportamento na 1ª infancia, diferencas comportamentais, acompanhamento da mae em relaçao ao desenvolvimento psicomotor, desconhece os sinais de hiperatividade), o contexto social das crianças hiperativas (vivencia na escola percebe aceitaçao do hiperativo na escola, interaçao social, deficit na apredizagem); e a sindrome na percepçao da mae (descoberta, busca do tratamento, enfrentamento da situaçao pela mae, modos de cuidar da mae/pai). A investigaçao possibilitou concluir que a hiperatividade parece ser pouco conhecida pelas maes e pais, que a consideraram como uma sindrome especifica, uma doença, um disturbio de comportamento ou mesmo um rotulo.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Barbosa, Elizabeth Ramos. Maes Convivendo com Criancas Hiperativas: Um Estudo Interacionista. 2004. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2004) - Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024
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