As Dificuldades na Aprendizagem da Matematica: Analise Descritiva a Partir da Experiencia Numa ...
Autor(es):
Esteves, Solange Maria Linhares
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2005
Resumo:
Esta monografia tem como objetivo definir o que se entende por dificuldades de aprendizagem; esclarecer os fatores intrenos e externos que determinam as dificuldades de aprendizagem e, principalmente, fazer um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem da matematica - DAM; e descrever a visao dos professores e alunos de uma escola publica sobre as DAM. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliografica para subsidiar teoricamente o trablho de analise dos dados coletados atraves de entrevistas individuais com estudantes e professores e um estudo de campo vivenciado tanto em sla de aula como em visitas as resistencias de oito alunos. A pesquisa permitiu concluir que as dificuldades de aprendizagem da Matematica sao ocasionadas pelo grau de dificuldade da materia, pelas deficiencias estruturais das series iniciais, pelos fatores de origem neuropsicologica e cognitiva e de origem socio-educacionais relacionados as dificuldades de aprendizagem e que a falta de atençao e a de interesse, devido a antipatia pela disciplina, tambem influem, consuderavelmente, para ocorrerem essas DAM. O presente trabalho tambem sugere algumas soluçoes para minimizar essas dificuldades de aprendizagem, buscando um aproveitamento satisfatorio para estudantes e professores.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Esteves, Solange Maria Linhares. As Dificuldades na Aprendizagem da Matematica: Analise Descritiva a Partir da Experiencia Numa .... 2005. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2005. Disponível em: Acesso em: 8 de dezembro de 2019