Livros Paradidaticos Como Recurso Pedagogico na Aprendizagem de Matematica no Ensino Fundamental
Autor(es):
Colaco, Maria Marcia Ferreira
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2004
Resumo:
Este trabalho discute as limitacoes existentes no ensino da matematica. Existem quatro pontos importantes a serem considerados que diz respeito a professores desqualificados, falta de recursos e materiais didaticos, a interpretacao equivocada de concepcoes pedagogicas e matematicas sendo trabalho de forma mecanica e desprovido de significados pelo aluno. Entao precisamos rever a forma como a disciplina de matematica esta sendo trabalhada na sala de aula e indicar caminhos a percorrer para que os alunos possam engajar-se na construcao dos conhecimentos matematicos de maneira a desenvolver e utilizar as suas potencialidades na busca de uma aprendizagem satisfatoria. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliografica com o intuito de fundamentar os nossos estudos. Utilizamos entao D"AUGUSTINE (1976), ALLIENDE e CONDEMARIN (1987), GOULART (1983), PIGET (apud GOULART, 1983), PALANGANA (2001), GIOVANNI (2000), DANTE (2002), MORIN (2002), JAPIASSU (1976). Realizamos um questioinario com a intencao de constatar os problemas aqui levantados. Elaboramos alguns questionarios sobre o conhecimento e o reconhecimento da importancia e uso dos livros paradidaticos na sala de aula, como um instrumento de aprendizagem no ensino da disciplina de matematica. Este estudo foi realizado com os professores do ensino fundamental nas escolas publicas e privadas. Podemos destacar como resultados: o despreparo dos professores de Matematica; a falta de conhecimento em relacao ao uso dos livros paradidaticos nesta area; e a nao existencia deste recurso na biblioteca das escolas.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Colaco, Maria Marcia Ferreira. Livros Paradidaticos Como Recurso Pedagogico na Aprendizagem de Matematica no Ensino Fundamental. 2004. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1