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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O uso da telemática na educação a distância: análise do curso Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas

Autor(es):
Fireman, Elisabeth Gomes Pereira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2004

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é analisar o uso da telemática na formação de gestores da rede de ensino público estadual do Ceará, através do curso "Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas", visando descobrir que compreensão estes profissionais têm sobre a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação no sistema educacional. A pesquisa consiste em um estudo de caso, no qual 200 gestores educacionais, submetidos a um questionário, fornecem dados quantitativos que indicam uma compreensão sobre a Educação a Distância com uso da Telemática, mais especificamente, a inclusão das TIC na escola. Para analisar como e porque os gestores compreendem esta inclusão, a pesquisa apóia-se nos depoimentos registrados nas ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem - E-ProInfo. Essa analise se fundamenta em questões relacionadas à condição de avaliação crítica dos gestores para o uso da telemática na educação; as possibilidades pedagógicas e administrativas oferecidas pela telemática para resolução de situações-problemas no ambiente escolar; ao incentivo para o manuseio do computador e meios telemáticos na escola; a inclusão da telemática nos Projetos Pedagógicos das escolas; e a percepção dos gestores sobre as vantagens e dificuldades e desafios que a telemática pode trazer à educação. Os resultados obtidos após a análise demonstraram que os gestores adquiriram a condição de avaliação crítica para o uso da telemática na educação a partir dos conhecimentos teóricos e das vivências práticas oportunizados pelo o curso "Gestão das Tenologias da Informação e Comunicação nas Escolas". O Ambiente Virtual de Aprendizagem E-ProInfo e outras tecnologias encontradas na escola como a Internet, TV e vídeos foram compreendidos pelos gestores como meios propiciadores à resolução de problemas pedagógicos-administrativos, o que pôde incentivá-los ao manuseio e uso no cotidiano do ambiente escolar. Os momentos de reflexão-ação-reflexão possibilitados pelo curso, também, incentivou-os a redimensionarem os Projetos Pedagógicos ou Planos de Ação das escolas incluindo as TIC. A percepção dos gestores sobre as vantagens, as dificuldades e os desafios do uso das TIC na educação demonstraram o estimulo à reorganização das habilidades e competência de toda a comunidade escolar, significando o repensar de novas estratégias de ensino e de aprendizagem. Considera-se ao final da pesquisa que a formação adquirida no curso "Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas" foi a principal responsável pela compreensão dos gestores sobre a inclusão das TIC no sistema educacional. Sugere-se como futuro, à pesquisa descrita, a investigação sobre os efeitos e impactos causados às escolas pela inclusão das TIC nos Projetos Pedagógicos ou Planos de Ação desenvolvidos pelos gestores para suas unidades escolares.

Abstract:

Ver documento original.


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Fireman, Elisabeth Gomes Pereira. O uso da telemática na educação a distância: análise do curso Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas. 2004. 137 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2004) - Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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