Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O uso do “Software Educandus” como recurso didático no ensino de trigonometria

Autor(es):
Oliveira Filho, Francisco Alves de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2004

Resumo:
No contexto da informatica educativa, foi implementando um ambiente informatizado de aprendizagem onde se desenvolveu um curso de trigonometria, usando o Software Educandus, objetivando conseguir dados que possibilitem comparar a construção do conhecimento nesta modalidade, com aquele obtido nos cursos tradicionais. Diante da dificuldade de muitos alunos no domínio de conteúdos matemáticos, procuram-se alternativas que possibilitem acesso ao saber matemático. Com o intuito de pesquisar os pros e os contras das duas modalidades de construção do conhecimento matemático, desenvolveu-se o curso de trigonometria em duas turmas: uma em ambiente informatizado e a outra com aula convencional. A aula tradicional teve como ferramentas complementares; quadro branco, pincel e listas de exercícios. O tempo foi subdividido em dois momentos: exposição do conteúdo e discussão em grupos. A aula em ambiente informatizado foi desenvolvida num laboratório de informática equipado com treze computadores, nos quais foram instalados o "Software Educandus". No início do curso, depois da aplicação de um pré-teste, constatou-se que as duas turmas estavam no mesmo nível de conhecimentos trigonométricos, ou seja, considerando oitenta escores para cada prova de conhecimentos, a turma experimental obteve média 0,75 e a de controle, média 0,91. No fim do curso, foi aplicado como pré-teste a mesma prova com os mesmos escores, verificando-se que a primeira turma obteve media geral 7,0 e a outra, média geral 6,9. Os resultados obtidos mostram que a construção do conhecimento matemático se concretiza nas duas modalidades; no entanto, o ambiente informatizado sobressai-se pelo fato de proporcionar ao aluno maior margem de autonomia na construção do conhecimento fora da hora controlada e induzindo à descentralização da fonte de informação.

Abstract:

Ver documento original.


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira Filho, Francisco Alves de. O uso do “Software Educandus” como recurso didático no ensino de trigonometria. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2004) - Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1