Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Marketing e Educacao: a Mobilizacao da Sociedade para a Construcao da Escola Aprendiz

Autor(es):
Silva, Silvia Sousa da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
1999

Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a utilidade social do marketing como instrumento de mobilizacao da sociedade acerca do tema educacao, mais especificamente, da realidade vivida pela escola publica, visando uma participacao social efetiva em torno de questoes de interesse da comunidade escolar (gestores, professores, funcionarios, alunos e pais) e dos diversos segmentos sociais, estabelecendo a comunicacao e participacao coletiva entre escola e sociedade.A monografia divide-se em quatro capitulos, que tratam dos seguintes: o primeiro capitulo traz uma analise sobre o conceito, historico e critica sobre a funcao marketing. Em seguida trata-se do tema educacao, ressaltando sua funcao, historia e tendencias. No terceiro capitulo sao apresentados os principios de marketing que podem ser utilizados por uma escola para gerar uma mobilizacao em seu ambiente interno e comunicacao entre a instituicao e a sociedade, mostrando a contribuicao social do marketing. O quarto capitulo relata a experiencia da Escola de Ensino Fundamental e Medio Maria Amelia Perdigao Sampaio, localizada em Palmacia-Ce, na qual foi verificada utilizacao empirica dos principios tratados no capitulo anterior, e se constitui no estudo de caso realizado no trabalho.A partir da observação e pesquisa, realizada na escola e em documentos por ela fornecidos, foram sendo identificadas as atividades desenvolvidas pela escola, que se constituiram em uma utilizacao empirica do marketing nao sendo norteadas por conhecimentos especificos de sobre o mesmo. Construiu-se, entao, os pontos de convergencia, que fundamentaram o trabalho acerca da possibilidade de utilizacao do marketing a servico da educacao, mais especificamente na escola publica, visando a ampliacao da area de atuacao do marketing em uma instituicao educacional publica.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Silvia Sousa da. Marketing e Educacao: a Mobilizacao da Sociedade para a Construcao da Escola Aprendiz. 1999. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 1999. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1