Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Organizacao do Ensino em Ciclos: Regime de Progressao Continuada no Ensino Fundamental

Autor(es):
Ferreira, Lucieudo

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
1998

Resumo:
A presente monografia se propoe discutir as fundamentacoes, as caracteristicas e as estrategias da propostas de Ensino em Ciclos.O Ensino em Ciclos e uma alternativa de organizacao curricular, proposto no Art. 23 da LDB, Lei 9.394/96, e ao ser implantado pela Seduc, nas escolas publicas do Ceara, redimencionou a pratica do modelo seriado existente ate 1997.O modelo em questao, complementa o processo de gestao colegiada, tambem implementado pela Seduc.O Ensino em Ciclos e a Gestao Colegiada, buscam estabelecer um novo perfil para a escola, redimencionando sua pratica pedagogica, e provocando uma maior participacao no gerenciamento da unidade de ensino.Vamos encontrar, a partir de 1998, uma escola com curriculo mais voltado para as necessidades dos alunos, e mais preocupada em solucionar os graves problemas de evasao e repetencia, que ao longo do tempo se transformam nos maiores impecilios para a obtencao do sucesso escolar.A falencia do sistema educacional esteve, e continua, atrelada a varios fatores. O Ensino em Ciclos nao e a solucao para reverter o quadro existente. Ele se apresenta como uma possibilidade de minimizar os graves indices de excludencia e seletividade, que sempre fizeram do sistema educacional brasileiro, mais punitivo que solucionador.A implantacao da proposta no Ceara, e uma experiencia nova, que arregimenta nao somente a categoria de educadores, mas a sociedade de um modo geral.A leitura feita em documentos da Seduc de Sao Paulo, de Minas e do Ceara, e outros textos, possibilitaram a compreensao da Organizacao do Ensino em Ciclos, e ofereceram a estrutura basica desta monografia.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ferreira, Lucieudo. Organizacao do Ensino em Ciclos: Regime de Progressao Continuada no Ensino Fundamental. 1999. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 1999. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1