Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Relação cirurgiao-dentista-paciênte: visões e expectativas dos usuários

Autor(es):
Garcia, Erica Gomes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2004

Resumo:
A odontologia e uma profissao que exige muita tecnica e precisao, o que leva, muitas vezes, o dentista a direcionar sua atencao as doencas bucais, esquecendo-se da importancia do processo inter-relacional que envolve profissional-paciente. Conhecer as expectativas dos pacientes a respeito do atendimento e da sua relacao com o cirurgiao-dentista proporciona a chance do profissional adaptar a sua pratica as necessidades dos pacientes, influenciando assim, na melhoria da qualidade do atendimento como tambem em uma melhor relacao humana entre ambos. Dentro dessas premissas, esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepcoes, visoes e expectativas dos pacientes acerca da sua relacao com o dentista, conhecendo suas consideracoes a partir do delineamento do perfil de um bom dentista. Caracterizou-se por um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e de natureza de um estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Especializado de Odontologia (CEO - Rodolfo Teofilo), em Fortaleza, que se trata de um servico odontologico publico de referencia do Estado do Ceara. Fizeram parte do estudo dezessete (17) pacientes, de ambos os sexos, que foram entrevistados a partir de uma questao norteadora sobre o que para eles era um bom dentista. As informacoes foram submetidas a tecnica de analise de conteudo, tendo como referencial os pressupostos de Bardin (1977). Com a analise das entrevistas, foram definidas tres categorias tematicas: o sentido do atendimento, a comunicacao e suas dimensoes e emocoes emergentes. Os resultados demonstraram que a atencao, o respeito, a educacao, a maneira gentil de tratar o paciente, a comunicacao e transmissao de informacoes foram as caracteristicas mais valorizadas. Em seguida a estas, foram feitas consideracoes a respeito da habilidade tecnica do profissional, e alguns fatores criticos encontrados foram: a falta de dialogo e o descaso ao medo e ao sofrimento do paciente, aspectos que agravam-se quando realizados no servico publico. Esse estudo despontou a necessidade de mudancas na pratica da atencao odontologica no que concerne relacao entre o cirurgiao-dentista e o paciente, implicando em uma postura de questionamentos e mudancas por parte do profissional que busca melhor atender seu paciente.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Garcia, Erica Gomes. Relação cirurgiao-dentista-paciênte: visões e expectativas dos usuários. 2004. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2004) - Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1