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Repositório Institucional - UECE
Título:
Avaliacao de Um Programa de Educacao em Asma para Adolescentes

Autor(es):
Azevedo, Maria Jose Menezes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2003

Resumo:
A asma e um dos principais problemas de saude entre os adolescentes. O tratamento dessa doenca nao se restringe apenas ao uso de medicamentos; como tambem, um manejo global para um controle efetivo da doenca. Objetivos: Avaliar os resultados de um estudo de intervencao de educacao em asmaticos adolescentes, verificar o nivel de conhecimento gerais sobre a asma e avaliar os parametros clinicos, funcionais e de qualidade de vida pre e pos o programa educativo. Pacientes e Metodo: Foram selecionados 60 adolescentes de ambos os sexos, na faixa etaria de 10 a 19 anos, com asma bronquica, que procuraram o servico de pneumologia do Hospital de Messejana - Fortaleza - CE - Brasil. A pesquisa foi realizada no periodo de junho a novembro de 2002, e os pacientes foram distribuidos de modo aleatorio utilizando a tecnica do envelope fechado, em dois grupos: 30 para o grupo educacao e 30 para o grupo controle. Apos o consentimento dos responsaveis e previos esclarecimentos a respeito dos objetivos da pesquisa, do tratamento e do direito de a qualquer momento retirarem-se espontaneamente do estudo sem prejuizo para os mesmos, foi preenchido um protocolo de avaliacao de forma aleatoria e controlada, com duracao de 6 meses para comparar o atendimento usual com o associado a uma intervencao educativa em parametros de qualidade de vida, funcao pulmonar, conhecimento da doenca e gravidade da asma. No inicio do estudo os pacientes foram classificados de acordo com a gravidade da asma conforme os criterios contidos na GINA e foram encontrados os seguintes valores descritivos: no grupo educacao 6,8% tinha asma grave e no grupo controle 0,0%. A asma persistente moderada foi encontrada em 61,9% dos pacientes do grupo controle e 51,7% do grupo educacao, a asma persistente leve em 38,1% dos pacientes do grupo controle e 3,4% do grupo educacao. Ambos os grupos se submeteram a uma avaliacao antes e depois da intervencao com a finalidade de compararmos os resultados. Os doentes do grupo educacao participaram de um programa estruturado que constou de duas sessoes nas quais tratamos de nocoes sobre conhecimento da doenca, uso correto da medicacao inalatoria, fatores desencadeantes e profilaxia ambiental, como reconhecer os sinais de descontrole da asma e diferencas entre as medicacoes de alivio e preventiva. O grupo controle seguiu a rotina de atendimento do ambulatorio especializado. Resultados: Ao final do estudo o numero de internacoes diminuiu em ambos os grupos, porem houve uma significativa estatistica mais relevante no grupo educacao (p<0,0001). As idas a emergencia tambem diminuiram nos dois grupos com resultados estatisticamente significantes. O grupo controle (p=0,0001) e o grupo educacao nao apresentou variabilidade tendo em vista que todos os pacientes foram a emergencia uma vez durante a intervencao educativa. A frequencia dos sintomas mostrou resultados significantes em ambos os grupos: controle (p=0,0005) e educacao (p<0,0001). A intensidade dos sintomas diurnos e noturnos tambem mostrou resultados significantes nos dois grupos como a seguir: intensidade dos sintomas diurnos no grupo controle( p=0,0001) e educacao (p<0,0001) e itensidade dos sintomas noturnos no grupo controle (p=0,0001) e educacao (p<0,0001). A qualidade de vida melhorou em ambos os grupos, no entanto, no grupo educacao, houve uma diferenca estatisticamente significante com (p=0,0005). O conhecimento sobre a doenca apos a intervencao educativa mostrou resposta positiva em ambos os grupos, porem, com maior significancia estatistica no grupo educacao (p=0,0003). Conclusoes: Tendo em vista os resultados do presente estudo podemos concluir que a intervencao educativa foi efetiva, o conhecimento sobre a doenca melhorou, as idas a emergencia e o numero de internacoes diminuiram, a qualidade de vida global melhorou e os parametros funcionais obtidos pela avaliacao da funcao pulmonar nao mostraram indices diferentes aos detectados antes da intervencao educativa.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Azevedo, Maria Jose Menezes. Avaliacao de Um Programa de Educacao em Asma para Adolescentes. 2003. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2003) - Universidade Estadual do Ceará, , 2003. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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