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Repositório Institucional - UECE
Título:
Validacao de Um Recurso Ludico para Educacao em Saude Cardiovascular

Autor(es):
Silva, Viviane Martins da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2004

Resumo:
A hipertensao arterial constitui, na atualidade, importante problema de saude publica por elevar significativamente os indices de mobimortalidade nacionais e internacionais. Estima -se que acerca de 210% da populaçao mundial e formada por individuos hipertensos. No Brasil, esses indices podem variar de 22% a 49% da populaçao adulta. Na populaçao infanto-juvenil, a prevalencia de hipertensao arterial tem variado de 1% a 13%. Faz-se necessario a captaçao de crianças apresentando fatores de risco para a hipertensao arterial ou manifestando alteraçoes dos niveis pressoricos. Para estas crianças, tao importante quanto a aferiçao da pressao arterial, e o desenvolvimento de atividades de educaçao em saude cardiovascular. Nestas, o profissional de saude deve envolver recursos ludicos adequados para cada fase do desenvolvimento cognitivo infantil, posibilitando, assim, a tomada de consciencia da hipertensao arterial e de seus fatores de riscos. Nesta perspectiva, objetivou-se construir e validar um material didatico-instrucional para ser aplicado nas praticas de educaçao em saude cardiovascular de escolares com a finalidade precipua de ajuda-los a manter uma melhor qualidade de vida, desenvolvendo, desse modo, comportamentos saudaveis e reduzindo a exposiçao a fatores de risco para a hipertensao arterial. O estudo e de natureza descritiva e foi baseado na construçao e na validaçao de uma tecnologia educativa sobre o tema Hipertensao Arterial. Este estudo foi dividido em 5 fases. A Fase 1 constituiu-se no desennvolvimento previo de uma cartilha educativa sobre o tema Hipertensao Arterial no programa Corel Draw, nos meses de abril a julho de 2003. A Fase 2 caracetrizou-se pela aplicaçao da cartilha educativa junto a 35 escolares da 3ª e 4ª series do Ensino Fundamental de uma escola publica do municipio de Fortaleza, pertencente a Secretaria Executiva Regional IV. Esta primeira coleta de dados ocorreu no mes de agosto de 2003. A Fase 3 foi constituida pela remodelagem do material educativo, realizada nos meses de setembro e outubro de 2003. A Fases 4 caracterizou-se pela apreciaçao do material por especialistas em desenvolvimento de livros infantis e em educaçao infantil, realizada no mes de novembro. O objetivo desta fase foi estabelecer se as mudanças ocorridas no material educativo encontravam-se adequadas para posterior utilizaçao junto as crianças. O recurso foi considerado pertinente e motivador pelos especialistas. A Fase 5 constituiu-se pela aplicaçao do livro educativo junto a 24 escolares do Ciclo II de uma escola publica do municipio de Fortaleza, pertecente ao Centro regional de Desenvolvimento de Educaçao 23, realizada no mes de novembro de 2003. Nesta fase, resolveu-se determinar o conhecimento gerado pelo livro, aplicando-se teste T para observaçoes pareadas. Apos a realizaçao das cinco fases, concluiu-se que o recurso educativo proposto apresentou-se como instrumento eficaz no desenvolvimento de atividades de educaçao em saude cardiovascular junto a crianças no epriodo das operaçoes concretas. A aplicaçao do livro educativo possibilitou a expansao do conhecimento sobre Hieprtensao Arterial no publico-alvo. O conhecimento adquirido mostrou-se de forma hemogenea entre as crianças do estudo.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Viviane Martins da. Validacao de Um Recurso Ludico para Educacao em Saude Cardiovascular. 2004. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

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