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Repositório Institucional - UECE
Título:
Comparacao de Diferentes Metodos de Avaliacao do Rendimento Mastigatorio Preferencial em Adolescente

Autor(es):
Almeida, Ana Acacia Marinho

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2003

Resumo:
Diferentes metodos tem sido utilizados para a avaliacao dos movimentos bordejantes e intrabordejantes mandibulares. A exatidao e estabilidade desses metodos e tem evoluido e sido registrado na literatura odontologica. o objetivo deste estudo foi comparar dois metodos de avaliacao dos movimentos de lateralidade mandibular e rendimento mastigatorio : arco gotico de Gysi e a medida em lateralidade com o compasso de Willis pelo metodo de Planas, que avaliam os eventuais desvios da normalidade no funcionamento do Sistema Estomatognatico. Os dois metodos foram aplicados em 21 adolescente de 12 e 16 anos ; foi determinado o movimento de lateralidade esquerda e direita com o aparelho de Phillips no plano horizontais e com o compasso de Willis no plano vertical. A Distancia do Arco Gotico Direito (DAGDIR) teve media de 10,9 + ou - 1,6 mm ;a DAGESQ (DAG Esquerda) teve media de 11,3 + ou - 2,0 mm ; A Distancia Vertical em Lateralidade Direita (DVLDIR) teve media de 44 + OU - 7,6 mm. Para cada individuo foi identificado o lado preferencial mastigatorio, correspondente ao lado do menor movimento mandibular pela medida do arco gotico e a menor distancia pelo metodo de planas. Houve uma boa correlacao entre os metodos para os lados preferenciais (p = 0,001) quando analisada a Distancia Vertical Lateral Menor (DVLMEN) e a distancia do Arco Gotico Menor (DAGMEN). Em conclusao, a determinacao dos lados preferenciais por ambos metodos foi estatisticamente coincidente, sendo a distancia vertical em lateralidade um metodo pratico e util para se avaliar eventuais desvios do funcionamento do Sistema Estomatognatico.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Almeida, Ana Acacia Marinho. Comparacao de Diferentes Metodos de Avaliacao do Rendimento Mastigatorio Preferencial em Adolescente. 2003. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2003) - Universidade Estadual do Ceará, , 2003. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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