Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Construcao da Lingua Escrita da Crianca na Alfabetizacao

Autor(es):
Carvalho, Vania Fernandes Sales

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2003

Resumo:
O presente trabalho monografico foi elaborado mediante pesquisa eminentemente bibliografica. Nessa, o acervo constou principalmente de EMILIA FERRERO e JEAN PIAGET por constituirem dois dos principais representantes da abordagens construtivista. A primeira, embasando teoricamente os aspectos da construcao da leitura no que diz respeito aos aspectos gerais da construcao do conhecimento pela crianca. Em relacao a psicogenese da leitura e escrita, se recorre conjuntamente as pesquisas de ESTHER PILLAR GROSSI, entre outros autores que investigam esse processo no Brasil. para embasamento filosofo, e valido ressaltar PAULO FREIRE, por ter ideias eminentemente humanista que retratam uma visao de mundo e de homem consoante as abordadas na teoria construtivas e ao que se toma adequado ao desempenho profissional de educador. O objetivo primordial desta pesquisa e identificar as caracteristicas de assimilacao apresentadas pela crianca na alfabetizacao ao se deparar com o mundo de escrita, valorizando sua abordagem de conhecimentos, destacando essencialmente o papel do professor como facilitador na construcao do conhecimento. A pesquisa fundamentou-se na abordagem do desenvolvimento cognitivo da crianca, segundo Jean Piaget, onde o autor esclarece que o conhecimento se da atraves da acao sobre o meio, onde por intermedio deste a crianca manipula, transforma e aprende. Para haver conhecimento e necessario pensamento e acao, so atraves do exercicio desses dois aspectos e que a crianca comeca a desenvolver-se mediante as novas informacoes, e assim as bagagens adquiridas anteriormente sao valorizadas em prol de de uma autentica e duradoura aprendizagem. Estes sao fundamentados nos periodos descritos por Piaget : Periodo Sensorio-motor ; Periodo Pre-Operatorio ; Periodo das Operacoes Concretas e Periodo das Operacoes formais. E certo que o construtivismo sequencial baseia-se exatamente na constatacao de que estes estagios apresentam-se em uma sequencia constante. Na busca da crianca em construir a lingua escrita, o professor deve desempenhar um papel de plateia, ou seja, ouvir o aluno, sobretudo propicia-lo situacoes que favoreca a participacao ativa deste no processo educativo, portanto, o professor construtivista deve ser um sujeito reinventor da acao pedagogica.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Carvalho, Vania Fernandes Sales. A Construcao da Lingua Escrita da Crianca na Alfabetizacao. 2000. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2000. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1