O presente trabalho levanta as diferencas e semelhanca entre a oralidade e a escrita em producoes de alunos da 2a. serie do ensino medio de uma escola publica do municipio de Cascavel. O objetivo do trabalho e, em primeiro lugar, mostrar em que divergem estas duas modalidades da lingua e e em segundo, caracteriza-las e refletir sobre a necessidade de o ensino de lingua portuguesa ter clareza de ambas e desenvolver atividades tanto orais quanto escritas. Foram analisados dezesseis resumos de livros paradidaticos, oito orais e oito escritos. Levantou-se a hipotese de que entre a fala e a escrita ha significativas diferencas. A analise dos dados mostrou que, a par de algumas diferencas, ha, tambem, muita semelhanca entre as duas modalidades, ambas sao complexas, mas de complexidade diferente. Diferem na estrutura, no estilo, considerando o tipo de genero textual, as selecoes lexicas e o grau de formalidade.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Rocha, Gisele Pereira. Interface entre Oralidade e Escrita. 2003. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2003. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
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