Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Utilização da água de coco como meio alternativo para cultivo de células fibroblasticas não infectadas e infectadas com vírus Maedi-visna Cepa K1514 (MVV K1514)

Autor(es):
Aprígio, Cesarino Junior Lima

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2003

Resumo:
Este trabalho teve por objetivo avaliar a água de coco no cultivo primário de células da membrana sinovial caprina (MSC) infectadas ou não com o Virus Maedi Visna. Para isto as células foram cultivadas, no experimento 1, em meio controle e testes M1, M2, M3 com diferentes concentrações de água de coco e Meio Essenciais Minimo (MEM). No experimento 2 as células foram mantidas em MEM (controle), água de coco in natura (T1) : água de coco com pH 7,5 (T2) ; com osmoralidade de 275 mOsm (T3) e com pH de 7,5 e osmolaridade de 270 mOsm (T4). Nestes experimentos foram adicionados Soro Fetal Bovino, glumatina e antibióticos. Em seguida, cultivados por ate 120 horas, incubadas com azul de tetrazólio (MTT) e lidas no espectrofotômetro. O experimento 3 utilizou microplacas contendo monocamada subconfluente de células da MSC infectadas com o vírus Maedi-Visna cepa K1514. Neste experimento as células foram cultivadas em meio controle e teste G1, G2, G3, G4, contendo diferentes concentrações de MEM e água de coco, e suplementados com 2% SFB, glutamina e antibióticos. As microplacas foram mantidas por um período de até 7 dias. Depois, foram coradas pelo método de My-Grumwald e Giemsa, respectivamente, nos dias 2, 3, 5 e 7 após a inoculação para visualizar o efeito do vírus nas células de MSC. O controle do experimento 1 apresentou uma maior absorção de MTT assim como um maior crescimento celular. Nos meios testes M1 e M2, houve um crescimento satisfatório das células mantidas durante os 5 dias de cultivo. No experimento 2 houve degeneração da monocamada celular em 48 horas em todos os tratamentos. Na inoculação viral, experimento 3, foi observado no controle a produção de efeito citopático característico de sincício e nos meios testes G2 e G3 destruição da monocamada celular após o 4º dia de inoculação. Em conclusão, a água de coco pode ser utilizada na proporção de 1:1 com MEM para o crescimento das células de MSC por um período de até 5 dias. Além disso, na concentração de até 50% de água de coco no meio o Virus Maedi Visna foi capaz de manter sua capacidade de replicação por um período de ate quatro dias.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Aprígio, Cesarino Junior Lima. Utilização da água de coco como meio alternativo para cultivo de células fibroblasticas não infectadas e infectadas com vírus Maedi-visna Cepa K1514 (MVV K1514). 2003. 53 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2003) - Universidade Estadual do Ceará, , 2003. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1