Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Exploracao da Zona de Desenvolvimento Proximal nos Esquemas de Conservacao em Criancas com ...

Autor(es):
Andre, a Conceicao Moura

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Esta dissertacao analisou a utilizacao de alguns provas piagetianas aplicadas com os niveis de ajuda apresentados por Vygotsky e seus colaboradores, em alunos com dificuldades de aprendizagem, com o intuito de compreender melhor a relacao entre a Zona de desenvolvimento Proximal e as Nocoes de Consercacao neles, o que se constituiu a novidade cientifica deste trabalho. A analise partiu da aplicacao de tres provas piagetianas com os alunos atendidos pelo Projeto Sala de Apoio Pedagogico desenvolvido pela antiga Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SMDS, atualmente denominada de Secretaria de Educacao e Assistencia Social - SEDAS em Fortaleza. Priorizou tambem a observacao nao-participante realizada na sala de apoio pedagogico e na sala de aula regular, e ainda realizou uma entrevista semi-estruturada desenvolvida especificamente com a professora da sala de aula regular da Escola Comunitaria Sao Raimundo, palco da analises empreendidas nesta investigacao. Para esta analise, utilizamos como referencial teorico os estudos de L. S. Vygotsky e de Jean Piaget, buscando a compreensao de fatores internos e externos as dificuldades de aprendizagem. A pesquisa propos ainda, como culminancia dos estudos, um conjunto de alternativas psicopedagogicas a ser aplicado com alunos que apresentam dificuldades em sua aprendizagem, a luz das contribuicoes teoricas de Vygotsky e Piaget, em um primeiro momento na escola pesquisada e, posteriormente, em outras escolas em condicoes similares. Este conjunto de orientacoes foi estruturado a partir de eixos orientadores, contemplando acoes pedagogicas para a sua efetivacao. Alguns processos foram considerados de fundamental importancia e atraves deles foi-nos permitido compreender e elucidar o problema cientifico aqui apresentado. Dentre eles, destacamos o processo de memoria e atencao nas Funcoes Psicologicas Superiores que, mos discentes objeto da pesquisa, ocorrem de forma lenta, requerendo a intervencao de mediadores, a fim de que fossem revertidas as dificuldades de aprendizagem (DA). Essas intrinsecamente vinculadas a um ambiente estimulador com a interferencia de um mediador, peca fundamental para o desenvolvimento do pensamento, visto que detectamos as dificuldades das criancas em construir e reconstruir seu pensamento. Consideramos o signo, o instrumento, o mediador, o ambiente, dentre outros aspectos como significativos para a construcao de conceitos por discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. O estudo das teorias de Vygotsky e Piaget representou para nos a possibilidade de compreender o homem nas suas dimensoes bio-psico-historico-social e cultural, compreensao que consideramos fundamental para um trabalho docente efetivo.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Andre, a Conceicao Moura. Exploracao da Zona de Desenvolvimento Proximal nos Esquemas de Conservacao em Criancas com .... 2002. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1