Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Proposta de Formacao Continuada de Professores para a Escola Inclusiva

Autor(es):
Hurbano, Maria Zilfa Carneiro

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Este trabalho teve por finalidade elaborar uma proposta de formacao continuada de professores para a Escola Inclusiva. A pesquisa enfoca a questao da formacao do educador como um dos fatores que traz implicacoes a inclusao de alunos com NEE na Rede Regular de ensino. Elaborou-se uma retrospectiva historica dos cursos de formacao de professores no Brasil e dos cursos de formacao de professores da Educacao Especial e da Educacao Inclusiva, analisando a formacao inicial e a formacao continuada. A Educacao Inclusiva tem sido conceituada como um processo de educar conjuntamente e de maneira incondicional, nas classes do ensino comum, alunos ditos normais com alunos-portadores ou nao de deficiencias - que apresentam Necessidades Educacionais Especiais. A inclusao beneficia todos , uma vez que sadios sentimentos de respeito a diferenca, de cooperacao e de solidariedade podem se desenvolver. Esse novo momento exige do professor uma aguda consciencia da realidade em que ira atuar, uma fundamentacao teorica que permita uma acao coerente, alem de uma satisfatoria instrumentalizacao tecnica que lhe possibilite uma acao docente eficaz. O estudo levantou dados sobre a atuacao do professor na sala comum com alunos com N.E.E. Esses dados foram levantados atraves de entrevistas e observacoes feitas a quatro professoras de uma escola particular de Educacao Infantil e Fundamental do municipio de Itapipoca. As observacoes foram realizadas durante um mes, sendo que cada professora foi observada durante uma semana perfazendo um total de 20 horas de observacao em cada sala de aula. Os indicadores que norteiam as observacoes foram: relacao professor x aluno com n.e.e., relacao entre alunos com n.e.e. e outros alunos, processo ensino-aprendizagem (adaptacoes), desempenho profissional e metologia utilizada. Comprovou-se a inabilidade das professoras para lidar com essas criancas. Tal despreparo vem da falta de cursos que preparem as professoras para atender as necessidades especificas de aprendizagem dessas criancas. Diante do exposto, se conclui que e preciso subsidiar a atividade docente atraves da proposicao de uma proposta de formacao continuada de professores com intuito de implementar e incentivar as praticas inclusivas.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Hurbano, Maria Zilfa Carneiro. Proposta de Formacao Continuada de Professores para a Escola Inclusiva. 2002. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1