Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Formulacao de Estrategias nas Escolas Particulares de Medio Porte de Fortaleza: Uma Analise a ...

Autor(es):
Costa, Francisco José da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2003

Resumo:
O processo de formacao de estrategias nas organizacoes constitui-se atualmente em um dos temas mais relevantes em administracao. Este trabalho dissertativo tem como objetivo central o estudo deste processo nas organizacoes escolares privadas de medio porte de Fortaleza. Este setor experimentou transformacoes expressivas que ampliaram o carater empresarial das organizacoes escolares e enfatizaram sua dinamica competitiva. A pergunta de partida questionava qual a orientacao de formulacao de estrategias prevalecente nestas escolas, diante do ambiente de mudancas, concorrencia e incerteza atuais. O referencial analitico sao as escolas de inovacao da estrategia (escolas do empreendedora, cognitiva e da aprendizagem)descritas por MINTZBERG, AHLSTRABD e LAMPEL (2000). Foram definidos ainda como objetivos especificos: conhecer os principais condicionantes do setor que implicam na tomada de decisoes estrategicas; descrever o processo de formulacao de estrategias utilizado pelos gestores das organizacoes do universo; classificar as escolas do universo quanto a orientacao predominante neste processo; correlacionar cada tipo identificado com suas caracteristicas basicas; e identificar as principais estrategias adotadas. Partiu-se ainda de duas hipoteses: a primeira e a de que, das escolas de pensamento estrategico de referencia, as escolas cognitiva e de aprendizagem sao as mais adequadas para explicar a formulacao de estrategias no setor escolar; a segunda consiste na afirmacao de que as caracteristicas do gestor e da organizacao sao os principais determinantes neste processo. A metodologia do trabalho compreende uma pesquisa teorica e uma empirica teve uma orientacao descrita, a partir da exposicao e analise dos dados levantados, via questionario, junto a 12 gestores de unidades escolares. Verificando-se que as escolas que compoem a dimensao de inovacao e do contexto social (escolas do poder, cultural e ambiental) sao igualmente adequadas para o entendimento de como as estrategias sao formuladas nas unidades pesquisadas, refutando-se a primeira hipotese. A hipotese sobre as caracteristicas do gestor, a segunda formulada, nao pode ser verificada. O estudo conclui ainda que as ferramentas das escolas ditas prescritas (desing, planejamento e posicionamento) tem utilizacao restrita nas organizacoes escolares, e, quando utilizadas, nao norteiam a formulacao das estrategias nestas organizacoes.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Costa, Francisco José da. A Formulacao de Estrategias nas Escolas Particulares de Medio Porte de Fortaleza: Uma Analise a .... 2003. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2003) - Universidade Estadual do Ceará, , 2003. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1