Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Retorica da Gestao Democratica na Escola: Estudo de Caso das Eleicoes para Diretores e ...

Autor(es):
Ramos, Jeannette Filomeno Pouchain

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2003

Resumo:
Com a redemocratizacao nacional, as bandeiras de participacao e democracia passaram a fazer parte de todos os discursos politico-partidarios atraves de politicas de descentralizacao. Neste sentido, o Governo das Mudancas vem implementando o projeto da Gestao Colegiada (1995/2001) nas escolas publicas do Ceara, sob o programa do Partido da Social-Democracia Brasileira. Este projeto apresentou, entre as acoes concretas a viaveis, as eleicoes para diretores escolares e a implementacao dos conselhos escolares que se consubstanciaram no objeto deste estudo. A analise do discurso desta politica iniciou com a reiterpretacao dos documentos legais e dos impressos de informacao e divulgacao do processos. A discussao foi complementada pela falta dos entrevistados, por artigos de jornais locais, e outros estudos relativos a area em estudo. Mesmo ciente de que a legislacao por si nao representa a Mudanca, a estrutura proposta nesta politica da gestao colegiada apresentou o argumento de que o Ceara Mudou, mas se faz necessaria a radicalizacao da democracia com a criacao e sistematizacao de mecanismos concretos que estimulem a participacao direta e ampla dos segmentos pelo Estado.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ramos, Jeannette Filomeno Pouchain. A Retorica da Gestao Democratica na Escola: Estudo de Caso das Eleicoes para Diretores e .... . Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em ) - Universidade Estadual do Ceará, , . Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1