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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
As Dificuldades em Leitura e Escrita: Proposta de Apoio ao Professor de Criancas com Dificuldades...

Autor(es):
Ferreira, Ana Maria Garcia

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Pesquisas sistematicas realizadas recentemente, no ambito do sistema publico de ensino cearense, tem demonstrado que os professores, em geral, demonstram dificuldades no diagnostico das dificuldades de aprendizagem dos seus alunos, emleitura e escrita. Os dados das pesquisas tem revelado que ha uma dissociacao entre teoria e pratica na acao de avaliacao/diagnostico escolar. O mais grave e que isto tem repercutido seriamente na evolucao da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos, especialmente no que se refere a aquisicao das habilidades da leitura e da escrita, enquanto instrumentos de linguagem e comunicacao. Por outro lado, a literatura brasileira aponta para a necessidade de construcao de instrumentos de diagnostico das dificuldades de aprendizagem coerente com o atual modelo de avaliacao, cujas bases teoricas estao pautadas no acompanhamento sistematico do processo de aprendizagem do aluno, decorrente das interacoes sociais oportunizadas pelo convivio escolar, especialmente pelo trabalho realizado na sala de aula. Em razao destes fatos, a partir da analise da pratica avaliativa dos docentes das classes de aceleracao quanto da utilizacao dos instrumentos de diagnostico adotados atualmente no sistema publico de ensino, objetivou-se elaborar uma Ficha de Apoio ao Professor para apoia-lo no desempenho das suas funcoes de mediador na conducao do diagnostico escolar, de forma a propiciar o desenvolvimento das potencialidades do aluno no decurso do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho constitui-se numa pesquisa qualitativa, descritiva e propositiva, cujo embasamento teorico adotado para a compreensao das informacoes levantadas e para a formulacao da proposta e, fundamentalmente, a concepcao socio-historico-cultural de Vygotsky. Foram consultadas 64 professoras da CA II entre as 21 regioes cearenses, sedes dos orgaos regionais de educacao, atraves de questionario e investigadas 04 docentes de escolas estaduais em Fortaleza, utilizando-se a observação da pratica pedagogica em sala de aula. Constatou-se que as professoras tem ducidas quanto aos modelos de avaliacao: que elas demonstram uma compreensao equivocada dos conceitos de avaliacao e diagnostico; que nao conseguem identificar com seguranca as dificuldades dos alunos em leitura e escrita, embora reconhecam que eles tem muita dificuldade para ler e escrever e, consequentemente, nao conseguem fazer a mediacao necessara a aprendizagem e desenvolvimento destas habilidades. Foi constatado tambem, que essas professoras nao utilizam bem os instrumentais de operacionalizacao do diagnostico, pela propria incompreensao das suas finalidades e porque eles proprios nao são adequados e suficientes na orientacao da sua utilizacao. Os dados da realidade e os referenciais teoricos tomados como base deste estudo possibilitaram a consecucao do objetivo proposto, o que neste relato se apresenta como defesa de uma ideia com possibilidades concretas de contribuicao cientifica a area da educacao escolar.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ferreira, Ana Maria Garcia. As Dificuldades em Leitura e Escrita: Proposta de Apoio ao Professor de Criancas com Dificuldades.... 2002. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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