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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Os novos rumos da teleducação no Ceará

Autor(es):
Matos, Maria de Fátima Fernandes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Este trabalho é resultante da inquietação que se sente na atuação como Orientadora de Aprendizagem no sistema de Telensino no Estado do Ceará, no qual de pôde observar, através da vivência, que ele não têm surtido efeito que se esperava, apesar de apresentar uma tão bonita surtido o efeito que se esperava, apesar de apresentar uma tão bonita proposta, porquanto, na prática, tem sido difícil, tanto para orientadores de aprendizagem, quanto para os telealunos. Diante desta insatisfação, optou-se por refletir sobre os novos rumos do Telensino nos dias atuais analisando as mudanças que tem sofrido na busca de uma melhor produtividade. No decorrer do trabalho analisou-se a proposta do Telensino, observando suas características fundamentais, seus princípios filosóficos, suas possibilidade e entraves e as críticas sofridas. explorando, mais profundamente, sua proposta curricular, o funcionamento, a evolução do sistema de avaliação, analisando se ela vem obedecendo aos seus princípios e atingindo suas metas. O objetivo geral deste estudo foi analisar o sistema de Telensino, refletindo sobre as suas falhas e sobre as mudanças que vem historicamente sofrendo. A metodologia utilizada envolveu pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa empírica em uma Escola de Ensino Fundamental de Itapajé-CE. Os dados e informações da pesquisa de campo foram coletados através de um questionário (em anexo A), aplicado a vinte alunos que estão regularmente matriculados em uma escola estadual de Itapajé-CE, usuários do sistema de Telensino, e de entrevistas com roteiro semi-estruturado (anexo B) a oito professores que desenvolvem sua prática educativa neste sistema de ensino. Apesar da bela proposta do Telensino de formar cidadãos críticos e criativos, observou-se a falta de aprendizagem, pois poucos dos que saem do sistema têm condições de acompanhar as séries subsequentes, em sistema presencial, ou de ascender a outros níveis de ensino mais elevados e, até mesmo de concorrer a empregos melhores, no mercado de trabalho, o que vem marginalizando e excluindo os telealunos.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Matos, Maria de Fátima Fernandes. Os novos rumos da teleducação no Ceará. 2002. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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