Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Brincar Ou Nao Brincar: Eis a Questao! Analise da Pratica Pedagogica nas Salas de Ciclo I

Autor(es):
Silveira, Francisca Neiva Esteves da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
A referida pesquisa que tem como tema Brincar ou nao Brincar: eis a questao! Tem por finalidade analisar a pratica pedagogica dos educadores nas salas de Ciclos I, objetivando fazer um estudo de como esta sendo trabalhado o processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem da crianca na sala de aula, procurando identificar o valor que e dado as atividades ludicas na aprendizagem e mostrando a influencia das mesmas na vida de cada educando, bem como o prazer que elas proporcionam. Tendo em vista que, a crianca e um ser ativo permanece num mundo onde a brincadeira tem o papel primordial na sua infancia. Portanto parte-se da hipotese de que o educador e um elemento indispensavel, com condicoes de proporcionar grandes descobertas no ambito escolar, sem tornar suas aulas mecanicas e cansativas, lancando desafios, acompanhando e envolvendo os educandos num contexto ludico. Para fundamentar esta pesquisa nos baseamos nas leituras de alguns teoricos preocupados com o processo de aprendizagem das criancas e na valorizacao das atividades ludicas, como fundamentais no desenvolvimento cognitivo e psicomotor do individuo alem de observacoes e entrevistas semi-estruturadas, gravadas com as falas de duas educadoras que lecionam na mesma serie e apresentam praticas diferentes. Nos dados coletados percebe-se que a brincadeira pode e deve ser o ponto de partida para propiciar ao educando um ensino mais estimulante, onde o saber se torna fonte do prazer em pesquisar, descobrir e construir um conhecimento significativo.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silveira, Francisca Neiva Esteves da. Brincar Ou Nao Brincar: Eis a Questao! Analise da Pratica Pedagogica nas Salas de Ciclo I. 2002. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 8 de dezembro de 2019

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Informática - DI
Política de Privacidade e Segurança
Build 2