Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Função social da escola: perspectivas para a construção da democracia no espaço escolar

Autor(es):
Ferreira, José Gilberto

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Este trabalho monográfico começa por estudar a parte inicial da história da educação brasileira, e esta tem início com o propósito de sujeição e dominação. No período colonial o ensino das primeiras letras tinha a função real de criar as condições necessárias à catequese e à imposição dos costumes europeus. No período imperial, apesar das leis criadas e as discussões a respeito da educação, ficamos com um ensino primário, curso secundário e universidade. No período republicano continuamos fieis às mesmas regras, apenas as leis são modificadas ao invés de modificar a realidade. E permanecemos com a mesma duplicidade, muito discurso e pouca prática. Discutimos também a educação sobre vários termos opostos. Continuamos o estudo sobre a escola ou o espaço escolar, dando ênfase na função social da escola, analisando o seu papel na transmissão de conhecimentos, no desenvolvimento da pessoa humana e na formação da cidadania. Vimos que nenhuma outra instituição ocupa este lugar na sociedade. Atentamos também para averiguar se a escola tem exercido a sua função social. Mostramos sobre a gestão democrática na escola, quando se busca a democracia participativa em que o poder esteja realmente distribuído e em que a representatividade nasça de cada segmento escolar e se realize como uma tarefa que qualquer um exercerá, na medida em que for necessário. E finalmente discutimos sobre a gestão colegiada e constatamos que a verdadeira gestão é um processo em que as pessoas realmente participam porque a elas são entregues não só decisões específicas mas os próprios rumos que se deva imprimir à escola. Os diversos saberes são valorizados, cada pessoa se sente construtora de um todo que vai se materializando e fazendo sentido na medida em que a reflexão atinge a pratica.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Ferreira, José Gilberto. Função social da escola: perspectivas para a construção da democracia no espaço escolar. 2002. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1