Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Formacao do Professor para a Pratica Escolar Aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais...

Autor(es):
Ribeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Este estudo descreve e analisa a formacao do professor para a pratica escolar, direcionada aos alunos com necessidades educacionais especiais - na area de deficiencia mental, nas escolas de ensino fundamental e especial. Destaca a implicacao e a importancia da escola socio-historica-cultural a formacao do professor. A problematica esta sustentada na concepcao socio-historico-cultural de L.S.Vigotsky, que enfoca o desenvolvimento do individuo como uma atividade mediante a ajuda do meio e da interacao com outros. Entrevistou-se uma amostra de 36 participantes. Destas entrevistas foram extraidas tres categorias para a analise dos conteudos das falas dos participantes. A partir das entrevistas, identificou-se a insuficiente formacao do professor para a pratica escolar direcionada ao aluno com deficiencia mental. A dissertacao apresenta uma proposta de programa de uma disciplina optativa chamada Deficiencia mental, como sugestao para fazer parte do rol de disciplinas do curriculo do Curso de Pedagogia - Nucleo de Educacao Especial - da Universidade Estadual do Ceara. A proposta, apos ser apresentada, discutida a aprovada pelos professores da Universidade Estadual do Ceara interessados na tematica, podera contribuir para a superacao de uma formacao de uma formacao insuficiente de professores para um fazer pedagogico direcionado aos alunos com deficiencia mental nas escolas de ensino fundamental e especial. Considera-se, portanto, que uma formacao especifica e tao necessaria aos professores quanto o conhecimento sobre a teoria vigotskyana para o processo de ensino e aprendizagem.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ribeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa. A Formacao do Professor para a Pratica Escolar Aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais.... 2002. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1