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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Produção e interpretação de títulos como indicadores de proficiência em leitura

Autor(es):
Palácio, Lílian Pereira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
O título desempenha funções importantes no processo da informação. Uma delas é resumir o assunto do texto em uma sentença, estabelecendo uma interação entre leitor e texto. Outra é levar o leitor a perceber a intenção comunicativa do autor, estabelecendo um relação de interlocução entre leitor e autor, mediada pelo texto, medida pelo texto. Considerando essas funções, investigamos, nesta pesquisa, a compreensão leitora de estudantes universitários a partir da produção e interpretação de títulos como indicadores de proficiência em leitura. Para a produção de títulos, os sujeitos leram um texto acadêmico, sem o título original. Para a interpretação de títulos, os sujeitos leram um texto publicitário, com um título que criava falsas expectativas no leitor sobre o conteúdo do texto. Os resultados obtidos foram analisados de acordo com os tipos de títulos produzidos e as interpretações feitas, através da produção de justificativas do título em relação ao texto. Esses resultados foram relacionados aos níveis de leitura alcançados pelos sujeitos no teste cloze. Partindo do pressuposto que os sujeitos, por serem estudantes universitários e estarem concluindo o curso de Letras, seriam leitores proficientes, as hipóteses testadas podem ser resumidas em duas: todos os sujeitos apresentariam nível independente em leitura; todos os sujeitos produziram títulos resumidores para o texto acadêmico e interpretariam o título despistador, do texto publicitário, apresentando uma justificativa autorizada pelo texto-base. Porém, nas várias análises procedidas, foram encontrados sujeitos que se encontravam nos três níveis classificados pelo cloze e sujeitos que produziram outros tipos de títulos e na interpretação, justificativas não-autorizadas pelo texto-base. Dos 20 sujeitos testados, 45% apresentaram nível independente, conforme o cloze. Quanto à produção de títulos, 80% conseguiram produzir títulos resumidores. Em relação à interpretação do título, somente 35% produziram justificativas autorizadas pelo texto-base. Os resultados mostram que, assim como o cloze, a produção de títulos resulta de uma compreensão literal do texto e pode ser alcançada por leitores de baixa proficiência. Por outro lado, enquanto à interpretação, a justificativa de um título despistador resulta em uma compreensão interpretativa, inferencial por exigir a reconstrução da intenção comunicativa do autor, só é alcançada por leitores proficientes. Palavras-chaves: Compreensão, Leitura, Títulos.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Palácio, Lílian Pereira. Produção e interpretação de títulos como indicadores de proficiência em leitura. 2002. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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