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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Do coração do aluno ao "texto-sentido": entrelaçando as experiências de escrever de jovens universitários

Autor(es):
D'Aguiar, Kátia Verônica Coutinho

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Apresente pesquisa se constitui a partir da utilização do Método (Con)texto de Letramento Múltiplos, método de leitura, escrita e reflexão (l.e.r), criado pelo professor Dr. Francisco Silva Cavalcante Junior e utilizado em sala de aula do ensino superior, através do qual é permitido atribuir sentidos próprios ao texto lido, consistindo o "texto-sentido" ou escrita espontânea em seu construto fundamental. Através da metodologia utilizada, em sala da Universidade Estadual do Ceará, empreendeu-se uma análise da escrita espontânea de quatro alunos, três do curso de licenciatura em biologia e um curso de licenciatura em Química que participaram de experiência comum, nas disciplinas de "Psicologia 1" e "Psicologia 2", por mim ministradas  nos dois semestres seletivos do ano 2000. O estudo investigou as representações de sentimentos, idéias e e pensamentos através da escrita espontânea, verificando a relação desse processo com a educação do aluno. Objetivou compreender a influência de mediação pedagógica do professor e do grupo de alunos nas produções dos temas escritos. O trabalho foi motivado principalmente pela experiência pessoal com a escrita espontânea, em sala de aula, em curso de mestrado da UNIFOR. Esteve fundamentado numa perspectiva de educação formadora do aluno divergindo da concepção da educação tradicional que tem como centro a figura do professor. Adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa. O processo metodológico de investigação utilizou a análise de documentos, os "textos-sentido", escritos pelos alunos, as entrevistas semi-estruturadas individuais e grupais e a observação participante. Tomando por base as teorias que fundamentam o Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos, compreendidas pelas idéias de Paulo Freire, Carl Rogers e Touraine, outros referenciais teóricos deram suporte á investigação. Dentre eles, o referencial sócio-histórico da perspectiva de Vygotsky permite considerar a escrita como linguagem que, apreendida no meio social, é interiorizada relacionando-se com a construção da subjetividade e da cultura humana. Os resultados desta investigação indicam o valor da escrita espontânea em sala de aula, no processo de autoconhecimento do aluno que impulsiona a emergência da aprendizagem e educação, numa concepção formadora do aluno. Sugerem um valor terapêutico através de um processo de apreensão da realidade vivida que, narrada, é refletida e contextualizada. Infere-se desse processo a qualidade da narrativa autobiográfica que permite o retorno do olhar ao passado escrito. A experiência alude á interdependência da mediação do professor, do grupo de alunos e o valor da dialogicidade para os resultados obtidos na experiência de escrever dos alunos participantes do grupo de pesquisa.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
D'Aguiar, Kátia Verônica Coutinho. Do coração do aluno ao "texto-sentido": entrelaçando as experiências de escrever de jovens universitários. 2002. 105 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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