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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Escuta sonora: educação não-formal, recepção e cultura popular nas ondas das rádios comunitárias

Autor(es):
Oliveira, Catarina Tereza Farias de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
A investigação toma as rádios comunitárias FMs, organizadas por movimentos sociais e culturais populares como objeto de estudo. A partir dessas práticas discuto que desde seu surgimento em 1922 até a década de 90 do século XX, a utilização clandestina do rádio sofreu processos de transformação do âmbito eminentemente político para se expressar também como experiências culturais apresentam tanto características massivas, quanto expressam uma lógica questionadora da sociedade de consumo. O referido trabalho traz uma discussão sobre a trajetória da cultura popular na sociedade brasileira, explicitando o processo de exposição dessas práticas aos contextos institucionais, à industria cultural e ao consumo. A partir da programação das rádios faço uma reflexão sobre suas propostas comunicativas, destacando as estratégias que estas emissoras utilizam para realizar processos de educação não-formal. A pesquisa também realiza uma discussão sobre a segmentação voltada para o consumo, fato evidente nas emissoras comerciais e sobre a segmentação voltada para a diversidade cultural, comum às emissoras comunitárias analisadas. Para constatar a efetividade da proposta comunicativa foi conclusiva uma pesquisa junto aos receptores. Dessa forma, o propósito educativo das rádios comunitárias não foi investigado somente a partir da programação, mas foi confirmado a partir dos receptores. Nesse sentido, realizei uma reflexão em torno das metodologias utilizadas nas pesquisas de recepção para adequa-las ao contexto da investigação com as rádios comunitárias. A problematização dessas metodologias concluiu que a recepção não podia ser observada apenas a partir da interpretação que os receptores fazem das mensagem que recebem Compreendi que era preciso incluir também as vivências culturais dos receptores no processo de observação dos ouvintes. Assim, a recepção foi ponto fundamental para estudar a diversidade cultural que as emissoras procuram evidenciar na constituição de suas audiências. Palavras-chave: rádios comunitárias, comunicação, cultura popular, recepção, educação não-formal.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Oliveira, Catarina Tereza Farias de. Escuta sonora: educação não-formal, recepção e cultura popular nas ondas das rádios comunitárias . 2002. 257 f. Tese (Doutorado em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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