Avaliacao da Aprendizagem: Um Desafio a Pratica Pedagogica
Autor(es):
Guimaraes, Regina Celia Uchoa
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2002
Resumo:
O presente trabalho e o resultado de pesquisa sobre a avaliacao da aprendizagem, consistindo na analise dos fundamentos teoricos e da pratica avaliativa da escola publica estadual. A pesquisa teve como objetivo principal investigar as concepcoes dos atores sociais envolvidos na educacao escolarizada, no que concerne as formas, funcoes, criterios, procedimentos, e instrumentos utilizados em sala de aula como avaliacoes. No desenvolvimento do trabalho foi utilizado o metodo descritivo analitico, fazendo-se simultaneamente a descricao e a analise dos dados coletados. O estudo foi realizado atraves de observacoes e entrevistas informais e formais. A amostra foi composta pelas turmas de 5ª series que evidenciam o maior indice de reprovacao da escola, alem de serio problema de disciplina. As analises foram feitas com base nos dados coletados, nas entrevistas e observacoes da pratica pedagogica em sala de aula e axtra-sala. Os sujeitos observados foram os educandos, seus respectivos educadores e maes. A base teorica, as observacoes e entrevistas possibilitaram um maior conhecimento sobre o assunto e a tirar conclusoes acerca da pratica avaliativa da escola publica. Com esse estudo pretendemos fornecer elementos para uma reflexao sobre como vem sendo praticada a avaliacao em nossas escolas. Analisando os dados coletados, verificamos que, apesar da escola privilegiar em sua proposta pedagogica a avaliacao como processo amplo e abrangente, os educadores ainda utilizam-na de forma restrita, estanque, pontual, servindo apenas para classificar e segregar alunos. Observou-se, entretanto, a intencao de mudancas por parte de alguns educadores, mas as mudancas verificadas nao sao ainda suficientes para garantir qualidade no processo de ensino-aprendizagem. E necessario e urgente que se concretize profundas transformacoes, a partir de uma nova mentalidade por parte de todos os educadores, colocando a avaliacao a servico do conhecimento. Para isso, e preciso ter vontade politica, formacao adequada, muita coragem e o envolvimento de todos. Uma avaliacao libertadora, construtiva, reflexiva e interativa e o caminho para uma educacao de qualidade os educadores precisam acreditar que e possivel mudar! Este e o primeiro passo.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Guimaraes, Regina Celia Uchoa. Avaliacao da Aprendizagem: Um Desafio a Pratica Pedagogica. 2002. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024
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