Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Educacao Patrimonial Como Instrumento de Preservacao do Patrimonio Edificado de Fortaleza

Autor(es):
Machado, Maria Terezinha Feijo

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2001

Resumo:
O presente estudo consiste em demonstrar que a educacao patrimonial por ser uma metodologia especifica aplicada a qualquer evidencia material ou manifestacao cultural faz com que o patrimonio edficado da cidade esteja presente, como parte integrante, da vida e da formacao dos educandos. Por meio da educacao Patrimonial que razao e sentimento podem integrar-se via patrimonio historico (edificado) da cidade. O referencial teorico da pesquisa foi embasado principalmente pelos pressupostos de Carlos Lemos que trata dos conceitos de patrimonio e preservacao. Horta retrata algumas experiencias relacionadas a educacao patrimonial aplicada a edificacoes, fazendo interpretacoes de como o individuo percebe o bem cultural; Liberal de Castro e Raimundo Girao tratam do aspecto arquitetonico e historico do patrimonio edificado de Fortaleza. Chaui e Benjamin enfatizam o conceito de preservacao na medida em que desinvestindo os objetos do seu papel funcional, pode aprende-los enquanto vetores de sentido e laços de convergencia entre tempos diferentes, criados e modificados pela dinamica social. Os outros autores citados ao longo do estudo enriqueceram o referencial teorico mediante consideracoes sobre educacao, cultura e a importancia da psicopedagogia e o seu campo de atuacao. A metodologia utilizada alem da pesquisa bibliografica e de campo mediante as quais coletamos dados atraves de entrevistas com alguns profissionais de Departamento do patrimonio Cultural da Secretaria da Cultura do Estado e engenheiros e arquitetos autonomos, adotamos tambem pesquisa de fontes secundarias, como entrevistas publicados em revistas e jornais nacionais. O orgao foi escolhido por ser o responsavel pela preservacao dos bens tombados do estado e pela disponibilidade dos profissionais em contribuir para a efetivacao do trabalho proposto.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Machado, Maria Terezinha Feijo. A Educacao Patrimonial Como Instrumento de Preservacao do Patrimonio Edificado de Fortaleza. 2002. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1