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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Consciencia Fonologica e Sua Contribuicao para a Aprendizagem Escolar

Autor(es):
Martins, Adrea Diogenes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
O trabalho traz como tematica central a consciencia fonologica na formacao do educador e o processo de leitura escrita em sala de aula, ressaltando como consciencia fonologica o conhecimento explicito da estrutura da lingua, que se refere as representacoes das propriedades fonológicas e dos constituintes da fala. Estas representacoes das propriedades podem referir-se aos segmentos menores da fala, os fonemas, ou aos segmentos maiores, incluindo silabas e estruturas intermediarias. O objetivo central do estudo foi discutir a importancia da consciencia fonologica na formacao do educador como elemento facilitador na mediacao do processo de leitura e escrita a partir de alguns saberes necessarios aos processo de formacao do educador. Estes tem em vista o desenvolvimento de uma consciencia fonologica, analisando, a partir das experiencias relatadas nos estudos consultados, as implicacoes que a ausencia da consciencia fonologica traz para a pratica docente e refletindo sobre a importancia de se desenvolver esta tematica na formacao do educador. Metodologicamente, optou-se uma pesquisa qualitativa na perspectiva sinalizada por LUDKE e ANDRE (1986), configurando-se num estudo bibliografico. O suporte teorico optou-se em autores como: BAUER (1997), BERBERIAN (1995), BUENO (1996), CAGLIARI (1997), CHACON (1996), CIELO (1998), COLLACO (1996), CUBA (1986), FERREIRA (1991) e BARROS (1985), GOUGH e LARSON (1996), LOWE (1996), PADILHA (1998), SACALOSKI (2000), MORAIS (1997), BRYANT (1987), BOLLI (2001), GOTUZO (2000). Para discutir a problematica de investigacao definiu-se alguns categorias tematicas gerais: fonoaudiologia escolar, consciencia fonologica e desenvolvimento da leitura e escrita, desenvolvimento fonologico normal, relacao entre fala e a escrita e a importancia da consciencia fonologica para a formacao de professores. Os resultados ressaltam: o nivel de estimulacao da crianca, suas habilidades linguisticas e cognitivas com a participacao familiar, desde que conduza a crianca a vivenciar o mundo dos sons (cantigas de roda, rimas e conversacao); em seguida o papel do professor que ira promover o desenvolvimento da consciencia fomologica, utilizando estrategias que permitam uma inter-relacao entre suas habilidades e potenciais.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Martins, Adrea Diogenes. Consciencia Fonologica e Sua Contribuicao para a Aprendizagem Escolar. 2002. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024

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