Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O Crescente Mercado Turistico da Melhor Idade

Autor(es):
Rocha, Maria de Louders da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Este trabalho enfoca o tema terceira idade, como consumidora do mercado turistico com o objetivo de contribuir para a discussao no meio academico e empresarial e despertar o empreendedor e o trade turistico cearense para este novo nicho de mercado. Examina tambem como o trade turistico cearense esta percebendo o fenomeno da Melhor Idade e que acoes estao sendo desenvolvidas no sentido de formenta-lo.Trata-se de um estudo exploratorio, que, alem do aprofundamento das ideias, necessarias a pesquisadora, pela sua relacao com o tema, inclui uma pesquisa qualitativa com representantes de associacoes de classes do trade turistico cearense e coordenadores de cursos superiores da are de turismo e hotelaria, e uma pesquisa qualitativa com associados ao programa de clubes da melhor idade do Ceara. O estudo esta assim estruturado: no primeiro capitulo, sao enfocados aspectos teoricos sobre a problematica do envelhecimento; no segundo, as perspectivas do lazer para o segmento da populacao da melhor idade, com enfase para a modalidade do turismo; o terceiro capitulo faz uma abordagem do marketing para a terceira idade, sob a concepcao de caracteristicas heterogeneas deste segmento; o quarto relata como a pesquisa foi concebida e operacionalizada; o quinto apresenta e analisa os resultados obtidos. Nas consideracoes finais, sao apresentadas algumas reflexoes que podem contribuir para maior participacao do Ceara no mercado de viagens por pessoas da terceira idade. O estudo revela que os empresarios cearenses nao estao suficiente atentos as novas tendencias demograficas, com o crescimento acelerado da faixa etaria superior a 50 anos e suas consequencias para o mercado em geral principalmente para o mercado turistico. No entanto a Secretaria de Turismo do Estado ja comeca a desenvolver algumas acoes no sentido de aumentar a demanda da terceira idade no Ceara.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Rocha, Maria de Louders da. O Crescente Mercado Turistico da Melhor Idade. 2002. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 16 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1