Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O Professor de Ingles Enquanto Leitor: Um Estudo sobre Motivacao...

Autor(es):
Batista, José Giomario Araujo

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Essa dissertacao da a conhecer o professor de ingles enquanto leitor, relacionado a sua motivacao leitora com o modo como ele trabalha a leitura de seus alunos e com o grau de realizacao experimenta como profissional. O estudo abordado o comportamento leitor docente de 55 professores do IBEU-CE selecionados aleatoriamente. Como instrumento de pesquisa, utiliza um questionario com 20 questoes fachadas e 13 abertas, contemplando tres categorias de analise: motivacao leitora, realizacao profissional e implicacoes para o ensino. Os dados referentes a opinioes dos sujeitos pesquisados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, indicando que: a) os professores sao de fato leitores motivados, seja de forma intrinseca ou extrinseca, com habito de comprar livros, jornais e revistas; b)consideram-se realizados como professores de ingles, apesar de metade da amostra ja ter cogitado mudar de profissao; c) quanto as implicacoes para o ensino da leitura e possivel perceber diferentes orientacoes na amostra estudada, sinalizando, aparentemente, para um ensino eficaz da leitura embora a propria estrutura dos cursos do IBEU e o tempo dedicado a leitura sejam fatores que dificultem esta pratica.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Batista, José Giomario Araujo. O Professor de Ingles Enquanto Leitor: Um Estudo sobre Motivacao.... 2002. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1