Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Dislexia: Uma Abordagem Psicopedagica sobre as Dificuldades...

Autor(es):
Loiola, Rita de Cassia Solano Neves

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2001

Resumo:
O termo Dislexia refere-se a dificuldade para aprender a ler e escrever encontrada em individuos saudaveis, de inteligencia normal ou superior e sem deficiencias sensoriais. Cegueira as palavras, cegueira verbal, assimbologia e outros rotulos sao dados a dificuldade em processar simbolos que aflige algumas criancas e adolescentes: eles invertem palavras e numeros, tem enorme dificuldade em procurar palavras no dicionario, em alinhar algarismos em colunas, em lembrar numeros de telefone, etc. este estudo foi realizado tendo em vista o contexto escolar, levando em consideracao experiencias vivenciadas pela autora, apresentando uma amostragem da problematica relacionada a casos com sintomas de dislexia detectados em sala de aula. O objetivo geral deste trabalho e analisar as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no contexto escolar, caracterizando a dislexia e suas manifestacoes a fim de sua superacao, visando uma aprendizagem mais significativa. Diante deste desafio, faz-se necessario um estudo mais profundo na busca de solucoes para esta problematica. Para foram pesquisados autores comprometidos com o desenvolvimento da aprendizagem e o estudo da dislexia, tendo-se como respaldo maior Barros (1991), Morais (1992) e Zorzi (1994), Piaget (1978), Vygotsky (1991).

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Loiola, Rita de Cassia Solano Neves. Dislexia: Uma Abordagem Psicopedagica sobre as Dificuldades.... 2001. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2001. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1