Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A psicomotricidade na escola: uma chance para o potencial humano

Autor(es):
Lima, Diva

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2002

Resumo:
Esta monografia, analisa e reflete a relação entre Psicomotricidade e Escola, enfatizando as possíveis contribuições que a avaliação psicomotora pode trazer ao trabalho educativo, pressupondo-a como referencial para o desenvolvimento da aprendizagem que é um dos muitos objetivos permeadores da função social da escola. Essa análise parte de pesquisa bibliográfica na qual se efetuou a leitura crítica de autores da área da psicomotricidade e autores que se dedicam a estudar a educação escolar afim de se poder obter informações variadas e poder traçar um caminho coerente na percepção e pontuação de aspectos importantes na relação Psicomotricidade e Escola. O objetivo geral proposto refere-se a organização de uma fonte de pesquisa para profissionais da educação da cidade de Tauá-CE, especialmente aos professores que trabalham com crianças entre 0 a 6 anos, afim de subsidiar o conhecimento acerca da Psicomotricidade e em quais aspectos ela relaciona-se com o seu trabalho e até onde pode ajudá-los. Os objetivos específicos são: compreender a evolução histórica da Psicomotricidade enquanto campo científico, perceber a importância da Psicomotricidade na escola e a importância da valorização da Avaliação Psicomotora como referencial para o desenvolvimento da aprendizagem plena de significados. Após o estudo realizado, conclui-se que mediante as atuais exigências da sociedade em relação à escola, visto que ela possui como função social, promover a formação do sujeito globalmente, a Psicomotricidade se apresenta como um conhecimento indispensável ao trabalho da escola, justamente por conceber o ser humano de forma integral. Por outro lado, a Avaliação Psicomotora configura-se em um relevante referencial para o desenvolvimento, desde que seja vista como ponto de partida para o trabalho realizado pelo professor - educador na sua interação com os educandos.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Lima, Diva. A psicomotricidade na escola: uma chance para o potencial humano. 2002. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2002) - Universidade Estadual do Ceará, , 2002. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1