Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Reflexoes Psicopedagogicas da Divisao de Turmas por Nivel Cognitivo no Ensino Medio

Autor(es):
Autor não cadastrado

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2001

Resumo:
Esta monografia analisa as consequencias psicopedagogicas, da da divisao de turmas no Ensino Medio por nivel de aprendizagem. Os alunos que demonstram bons resultados cognitivos no ensino fundamental, ingressam no ensino medio em turmas avancadas. Por outro lado, os que apresentam dificuldades de aprendizagem ficam em turmas regulares. O objetivo, portanto principal, desta pesquisa, e verificar como os alunos das turmas regulares se sentem dentro deste contexto. A escola pesquisada, esta localizada em uma area nobre de Fortaleza e os alunos pertencem a uma classe social media alta. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram os resultados das notas obtidos por etapa, de fevereiro de 2000 a junho de 2001. Em um segundo momento foram aplicados questionarios para os alunos e professores, e por ultimo a propria convivencia com eles de um ano e meio, foi de suma importancia. Os resultados obtidos mostraram que nao ha eficacia nesta divisao, visto que nao houve nenhum crescimento em termos cognitivos e sociais. A escola tinha como objetivo principal, com esta divisao, de dar maior atencao aos alunos com dificuldades de aprendizagem, mas o que aconteceu no entanto, foi provocar nos alunos regulares um estado de empatia e acomodacao diante do proprio fracasso. Os alunos das turmas avancadas porem, se viram numa posicao de destaque, e com isso, comecaram a desenvolver uma competitividade acirrada e o estrelismo de alguns. A distancia portanto entre estes dois universos se torna a cada dia mais inatingivel. Fica portanto evidenciada a necessidade de mudancas, no Ensino Medio, desta postura, afim de nao comprometer ainda mais o processo de desenvolvimento do adolescente.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Autor não cadastrado. Reflexoes Psicopedagogicas da Divisao de Turmas por Nivel Cognitivo no Ensino Medio. 2001. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2001. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1