Ha dois anos, em 1998, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP-Problem Based Learning-PBL) foi introduzida como tecnica de ensino no Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML) da Faculdade de Medicina UFC, envolvendo as disciplinas de Imunologia, Microbiologica Parasitologia Geral, do quarto semestre, com o proposito de modernizar o processo de ensino/aprendizagem e como parte de uma reforma geral do curriculo medico, visada para adapta-lo a realidade socio-economica, ao Sistema Unico de Saude da Familia (PSF). A tecnica baseia-se em caos clinicos propostos aos alunos, os quais devem implicar relevancia do assunto a ser estudado e integracao das disciplinas. O estudo feito com casos ja propostos neste dois anos aponta que se cumprem fielmente esses propósitos, sobrevindo, no entanto, dificuldade intransponiveis. Catar assunto relevante da nosologia regional para construir os caos esbarra frequentemente na impossibilidade de integrar as disciplinas antes existentes. Ao espirito da relevancia do assunto a ser estudado, como PBL funciona num semestre, a abordagem dos assuntos apenas alcanca uma relevancia minima. O que, no entanto, nao diz conta o metodo, que pressupoe o que os promotores de reformas chamam de curriculo nuclear. Entretanto, necessario se faz provimento de temas atraves das tecnicas habituais de ensino, nao somente pela relevancia minima obtida, como tambem porque PBL pontua assuntos e os dissocia requerendo amiude sistematizacao. Aprecia-se criticamente a implementacao da tecnica, que realiza com certa pressa, descubra da infra-estrutura do DPML e da Faculdade de Medicina. Centrado o estudo no aluno, como pressuposto, ha necessidade de uma boa biblioteca e de uso de meios eletronicos, em tempo integral. O estudo na biblioteca e a pesquisa na Internet se fazem precariamente, uma vez que so disponiveis de dia, enquanto os estudantes estao em aula, e em dias uteis. A biblioteca e pobre. No desenvolvimento da tecnica tres tutores sao nao-medicos ou paramedicos o que - considerando que sao estudados casos clinicos - parece impróprio, ate mesmo quanto ao embasamento teorico do metodo, pois, nao-medicos nao teriam estrutura cognitiva para entender casos medicos. No plano geral, no entanto, a tecnica e vista como altamente positivos; fundamentada na psicologia cognitiva, no construtivismo, no conhecimento objetivo e no metodo hipotetico-dedutivo, implica autonomia e liberdade de movimento dos alunos; porem, criticamente apreciados, quando vistos do ponto vista humanista, quase todos os seus aspectos e passos ja se encontram na maieutica socratica; pressente-se, alem disso, que possa redundar na formacao de medicos para a competicao desbragada neoliberal, e nao como propoem os teoricos e entusiastas, para o mercado vasto do pais que e o do SUS. Analisam-se as avaliacoes que ancoram todo o metodo em sua implantacao, bem como os requisitos de provas de Patologia Geral e a disciplina deveras visada. Compara-se o modo de avaliar com o que e feito em PBL em outras Universidades, e conclui-se que seja inferior e reducionista a avaliacao aqui feita, bem como centrada quase exclusivamente no professor e nao no estudante como deveria ser. Como ha avaliadores nao medicos, julga-se que tambem possa a avaliacao vir a ser caricata, visto que pela propria fundamentacao teorica de PBL/APB, nao-medicos nao disporiam de estrutura cognitiva adequada para avaliar quem quer esteja discutindo um caso medico. Por estes motivos, PBL entre nos e dada como muito precaria e reducional em suas perspectivas, e torna-se farsesca, com a possibilidade de gerar problemas de natureza legal. De fato, as matriculas dos alunos sao singulares para cada disciplina, mas as avaliacoes sao feitas em bloco, de modo que se se reprovam, reprovam-se em quatro disciplinas, de uma vez so, em vez de numa, tendo que repetir as quatro. No contexto da reducao tambem esta a questao de merito da tecnica que privilegiando o ensino de casos clinicos, deixa o conhecimento basico pouco agraciado, como se nao tivesse importancia. Ademais, a implantacao de PBL coincide com a fundação de novas faculdades de Medicina, filiais da publica ja existente e privadas, o que significaria presumir que se pretende saturar o mercado com numerosos novos medicos e fixa-los a forca - mal formados e pouco competitivos - no interior do estado. Por fim, teme-se que a tecnica mais as reformas curriculares tenham, alem dos meritos intuitos confessados e ostensivos que lhes embasam a implementacao, tambem aquele de adaptar a universidade publica a quase inviabilizacao e de transformar a Escola de Medicina em um escolao de repasse de algum parco conhecimento; propala-se que PBL implica ensino mais dispendioso em seu ambiente de origem; entre nos parece adaptacao a indigencia pela escassez cada vez maior de recursos, levando a reducao do significado de escola universitaria que pressupoe ensino, extencao e pesquisa em carater de excelencia, e podendo se constituir em um dos meios de ser lograda a terceirizacao ou privatizacao.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Menezes, Dalgimar Beserra de. Aprendizagem Baseada em Problemas..... . Sem Numeração Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ) – Universidade Estadual do Ceará, , . Disponível em: Acesso em: 26 de janeiro de 2025
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