Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Do Saber ao Saber-Fazer: o Sentido da Construcao do Conhecimento na Saude

Autor(es):
Oliveira, Vera Lucia Mendes de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2001

Resumo:
Este estudo tem como objetivo compreender o sentido da construcao do conhecimento pelo aluno de Graduacao em Enfermagem, partindo do pressuposto de que mesmo sendo influenciado pelos conteudos discutidos, atuacao docente e estrategias de ensino, a disposicao do aluno em lancar-se em busca do mesmo faz-se determinar para seu alcance. Utilizando-se como fundamento teorico a fenomenologia existencial de Martin Heidegger, e como recurso metodologico a proposta hermeneutica heidegeriana e as ideias de Hans-Gadamer, procedeu-se a compreensao hermeneutica do do sentido de construir conhecimento no contexto de duas disciplinas do Curso de graduacao em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceara. O discurso de 14 alunos subsidiou todo o processo de construcao deste estudo atraves da entrevista fenomenologica, possibilitando o emergir de unidades tematicas que expressam a dinamica presente na construcao do conhecimento humano. O que se des-vela e o ser da pre-senca do aluno de-monstrando que o sentido de construir conhecimento e continuo a partir do momento em que a pre-senca assume sua temporalidade e sua trajetoria pessoal na ex-sistencia. A utilidade do que e discutido em sala de aula merece destaque por estar relacionado com a aplicacao no vir-a-ser enfermeiro, cuja determinacao apenas se faz possivel pela aproximacao que docente favorece entre a realidade profissional e a pre-senca do aluno. Contudo, o clamor da consciência compele a pre-senca do aluno a ir alem em sua busca e esta ultrapassa os limites impactos pela sala de aula, lançando-a a construcao do conhecimento. Como contribuicao a uma melhor qualidade no ensino sao feitas algumas sugestoes para o favorecimento da disposicao da pre-senca em atender ao clamor de sua consciencia.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Oliveira, Vera Lucia Mendes de. Do Saber ao Saber-Fazer: o Sentido da Construcao do Conhecimento na Saude. . Sem Numeração Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ) – Universidade Estadual do Ceará, , . Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1